Simulação dos 10 Melhores Emprestimos Pessoais Online

Créditos com a Menor Taxas de Juros do Brasil

Saiba Quanto Você Paga de Juros no Empréstimo

   Ao contratar o empréstimo, são muitas as coisas que você deverá saber para tomar uma boa decisão. O mercado creditício está cheio de opções, todas com publicidades que podem parecer muito convincentes. Porém, a realidade demonstra outra coisa, com milhares de reclamações diárias. E é que se torna preciso saber exatamente como funciona o crédito. Saber quanto você paga de juros no seu empréstimo, é talvez, uma das questões mais importantes a serem levadas em conta.

O que são os Juros

   A taxa de juros é um valor que se acresce às parcelas do crédito. Ao solicitar um crédito, ou quando se faz qualquer outra operação a prazo, como compras, podemos escolher qual será o parcelamento: o número de vezes em que vamos quitar o total da dívida. Mas sobre essas vezes incide um valor adicional, que são os juros. Em termos mais técnicos, os juros são um índice usado para medir o custo de um crédito, bem como a rentabilidade de investimentos e poupanças.

   Os juros se expressam em forma de porcentagem sobre o total do crédito. Eles podem ser calculados de forma anual ou mensal: esta última é a mais utilizada pelos bancos para informar ao cliente, já que permite saber quanto ele pagará ao mês. A taxa de juros nominal é aquela que tem como objetivo compensar o credor por não utilizar esse dinheiro e por correr o risco de não o obter de volta, isto é, o risco de inadimplência. A taxa de juros nominal, por sua vez, considera a variação no índice de preços, ajustando assim o valor do poder de compra.

   Em muitos bancos e financeiras, você vai encontrar que existem taxas de juros pré-fixadas e taxa de juros pós-fixada. A primeira, a pré-fixada, é um valor fixo que se determina desde o começo da operação e será válido para todas as parcelas. Já a taxa de juros pós-fixada, também é determinada desde o princípio, mas leva em conta também as eventuais variações na economia. Cada uma delas têm suas vantagens e desvantagens. Numa economia mais instável, por exemplo, com uma maior inflação, a taxa de juros pós-fixada pode ser mais desfavorável, uma vez que ajustará o valor desse mês segundo o aumento de preços.

Taxas de Juros: Tipo de Empréstimo

   Para você saber com maior exatidão quanto pagará de taxa de juros, deve primeiro considerar qual o tipo de crédito que faz. Os tipos de créditos existentes no mercado possuem diferentes juros, por muitas razões. A principal delas, é a garantia de que o dinheiro vai ser devolvido. Ao possuir uma garantia real, como um bem imóvel ou um automóvel, o risco para o banco de que o cliente não pague será mais baixo, e portanto a taxa de juros também será bem menor. Algo similar acontece com os créditos consignados: ao se descontar o dinheiro diretamente do salário, a devolução do dinheiro fica assegurada.

   Por isso, quando você for procurar um crédito, encontrará que o empréstimo consignado tem taxas de juros menores do que o empréstimo pessoal não consignado. O que ocorre é que, neste último, há menor segurança de que o dinheiro será devidamente devolvido, uma vez que não se conta com uma garantia real.

Taxas de Juros Segundo os Diferentes Bancos.

   No entanto, além da variação entre os tipos de créditos, também é importante considerar a diferença da taxa de juros segundo as diferentes instituições bancárias. Algumas se caracterizam por oferecer juros mais baixos do que outras. Confira a seguir algumas taxas de juros de créditos oferecidos por alguns dos principais bancos brasileiros. Preste atenção ao tipo de crédito e ao público-alvo no qual você se enquadra. Por exemplo, dentro dos empréstimos consignados, os juros podem não ser muito baixos para os funcionários públicos, mas sim para os aposentados e pensionistas do INSS, ou vice-versa.

1) Créditos Consignados:

   A) Banco do Brasil – Crédito Pessoal Consignado: o crédito consignado do Banco do Brasil (BB) é disponível para trabalhadores públicos ou privados cuja empresa ou órgão empregador possua convênio com o BB. As taxas de juros, segundo dados do Banco Central do Brasil, são as seguintes: para servidores públicos, 2,03% ao mês, ou se porcentagem for anual, 27,26%. Para os funcionários do setor privado, os juros são de 2,44% mensais ou 33,6 anuais.

   B) Bradesco. Pode ser contratado por funcionários privados, servidores públicos, trabalhadores das Forças Armadas, aposentados e pensionistas do INSS e trabalhadores de tribunais e ministérios públicos. As taxas de juros são as seguintes:

       - Consignado INSS: 2,31% ao mês

      - Funcionários Privados: 2,77% ao mês.



Simulação dos 10 Melhores Emprestimos Pessoais Online



      - Servidores Públicos: 1,93% ao mês.

   C) Banco Santander: este crédito também serve para trabalhadores dos setores público e privado e para aposentados e pensionistas do INSS. As taxas de juros praticadas pelo banco são as seguintes:

      - 1,76% ao mês para trabalhadores do setor público.

      - 2,78% ao mês para trabalhadores do setor privado.

- 2,22% ao mês para aposentados e pensionistas do INSS.

   D) Caixa Econômica Federal. As taxas de juros são as seguintes:

      - 2,18% mensais para aposentados e pensionistas do INSS.

      - 2,94% mensais para funcionários do empresas privadas.

      - 1,96% ao mês para os servidores públicos.

2) Empréstimo com Garantia de Imóvel. Esse tipo de crédito também é conhecido como crédito hipotecário ou refinanciamento de imóvel, uma vez que a residência ou o imóvel comercial pode ser refinanciado para o dinheiro ser aproveitado. Geralmente, o limite de refinanciamento é um 60% ou 70% do valor do imóvel. A grande vantagem, como já foi mencionado acima, é que ao contar o banco com o imóvel do devedor, o risco de inadimplência é menor e portanto as taxas de juros são bem mais baixas. Estas são algumas taxas de alguns bancos:

   A) Banco do Brasil: taxa de juros a partir de 1,75% ao mês mais a taxa de referência.

   B) BV Financeira: com o CredCasa BV, a taxa de juros mensal fica em torno de 1,50% ao mês.

   C) Banco Daycoval: taxa de juros de aproximadamente 1,98% mensal.

Vídeo Empréstimo

Deixe sua pergunta ou comentario

Mapa

Perguntas e Respostas

Os juros incluem IOF?
Não, essa é outra cobrança por separado.

Deixe sua tu avaliação sobre Saiba Quanto Você Paga de Juros no Empréstimo

(4,33) / 3 Avaliações

Avaliação: 4
Comentário: Excelente informação.
Avaliação: 5
Comentário: Informação de muita utilidade.
Avaliação: 4
Comentário: Muito bom, deu para comprar alguns créditos.

Simulação dos 10 Melhores Emprestimos Pessoais Online