Cote e Compare os melhores Seguros de Carro

Poupe até 40% no seu seguro automóvel!

Como Fazer Transferência de Veículo em Pernambuco

  Ao comprar ou vender ou veículo, ou a mudar de domicílio no estado do Pernambuco, você deve fazer a transferência. De acordo com a lei federal, é um procedimento obrigatório em todo o país, para que a DETRAN possa ter seguimento do registro do veículo, no nome de quem ele está em nome. Os dados atualizados são necessários para múltiplas coisas, entre elas, também para que o seguro funcione de maneira correta caso precise ser acionado.

Como Funciona a Transferência de Veículos

   A transferência de veículos é um obrigatório para atualizar o status do veículo, seja por mudança de domicílio do proprietário, seja pela mudança de dono. No primeiro caso, o processo será chamado de Transferência de Localidade, e no caso em que o veículo passe de um condutor a outro, Transferência de Proprietário. É controlado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) junto com a DETRAN e a CONTRAN. É importante fazê-lo, pois se você se atrasar ou não o fizer de acordo com as condições estabelecidos, poderá ficar sujeito a punições. Como muitos outros trâmites no Brasil, a transferência de veículo pode exigir certa burocracia, e por isso mesmo é importante você ficar sabendo algumas coisas.

Passo a Passo para a Transferência de Seu Veículo no estado de Pernambuco

   Confira quais são os passos a seguir para fazer a totalidade do procedimento exigido pela lei, para qualquer carro e em qualquer lugar do estado de Pernambuco. Confira em ordem:

  • Preencher o Certificado de Registro de Veículo, no verso da folha. Nessa espaço se faz a autorização para a autorização do veículo

  • Tanto vendedor quanto comprador devem comparecer a um cartório. Nessa instância, ambos devem assinar o documento, com autenticação do mesmo e uma cópia certificada.

  • A cópia autenticada deverá ser enviada ao DETRAN a título de comunicação da venda do veículo. Neste passo, o ex proprietário já fica isento de qualquer responsabilidade, desligado de qualquer multa, por exemplo

  • Solicitação do novo registro no DETRAN. É o último passo para que o veículo passe a pertencer ao novo dono. Será exigida também uma documentação para apresentar, que será detalhada abaixo

Quais São os Documentos Necessários para Fazer a Transferência de Veículo?

   Ao momento de pedir o registro novo no DETRAN, será exigida alguma documentação, tanto os pessoais (do novo proprietário) e do veículo. Quanto aos documentos pessoais, serão necessários o CPF, carteira de identidade (RG) e algum comprovante de residência. Já quanto ao carro, os documentos básicos exigidos são: o Certificado de Registro de Veículo (CRV) com a transferência já autorizada, o CRLV (Certificado de Licenciamento anual), o comprovante de que os débitos foram quitados e a Certidão negativa de roubo e furto. Todos esses documentos são precisos, pois provam que o carro não é roubado ou furtado e também que está livre de dívidas ou encargos.

Quanto Tempo Tenho para Realizar a Transferência do Veículo em Pernambuco

   Existe um prazo de 30 dias para realizar o procedimento, tanto no caso de transferência por localidade quanto por mudança de proprietário. Sempre que se transfere uma propriedade, há um prazo de 30 dias para que a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo seja efetuada. No caso de mudança de domicílio, o prazo para informar tal modificação também será de 30 dias, e receberá um licenciamento novo para realizar a alteração no Certificado de Licenciamento Anual. Quem não cumprir esse tempo estabelecido fica sujeito a uma penalidade que consta de uma multa de até R$ 200 reais, além de 5 pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa penalidade recai sobre o novo proprietário.

Quem Paga a Transferência?



Cote e Compare os melhores Seguros de Carro



   Essa é uma consulta comum que muitos têm ao transferir a propriedade. O pagamento deve ser feito por aquele que recebe o veículo, no caso de transferência entre pessoas. A ele cabem as responsabilidades de informar e de pagar as taxas.

Qual É a Taxa de Transferência de Veículos Cobrada no Estado de Pernambuco?

   As taxas cobradas para a realização das transferências variam em cada estado. Os valores dependerão também do tipo de transferência e de outras características; entre elas, se o veículo possui licenciamento ou não. Em Pernambuco, a taxa de transferência de propriedade ou de domicílio é de R$ 94,07 de acordo com informações do DETRAN.

   Além da taxa, você deve considerar despesas como o licenciamento, seguro, etc. Para este último, recomendamos cotar o valor do seguro online.

É Necessário Ter a CNH para Realizar a Transferência?

  Sim, sempre será necessário contar com a carteira de motorista para fazer a transferência. No entanto, ela não precisará de nenhuma alteração. Lembre-se que a CNH é o documento que comprova a aptidão de qualquer pessoa para conduzir, e por isso mesmo é necessário junto com o registro do veículo, que é o que determina a possibilidade de o veículo poder circular em regra.

Tem que Fazer Vistoria do Veículo para Realizar a Transferência

   A vistoria é um passo prévio para transferir o veículo, seja de um dono a outro, ou também de uma localidade de Pernambuco a outra, do mesmo estado ou de outro. A vistoria é feita para certificar as condições do veículo, se ele se encontra em condições adequadas. Nesse sentido, pode até ser uma facilidade para a contratação de um seguro de carro. É bom lembrar que a vistoria não é uma análise detalhada de cada peça ou parte do veículo, de seus sistemas de funcionamento. Trata-se especialmente de uma verificação dos papéis, que tudo esteja em regra e em dia.

A Transferência Veicular Pode ser Feita Online

   De acordo com as últimas resoluções, e para agilizar e facilitar o processo de ambas as partes envolvidas, a transferência pode ser feita online. Será necessário solicitar a versão digital do Certificado de Registro Veicular, o CRVe, e também a Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo. Eles podem ser solicitados no site do Denatran com um Certificado Digital ICP Brasil  

Conclusão

   A transferência veicular é mais um procedimento pelo qual você deve passar ao vender ou comprar um automóvel, ou simplesmente quando vai se mudar de endereço. A taxa de transferência no estado de Pernambuco tem um valor particular e dependerá também do estado do carro.

Deixe sua pergunta ou comentario

Mapa

Perguntas e Respostas

Pra fazer essas transferências tem que ter habilitação?
Para colocar o carro em seu nome não é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Portanto, a transferência pode ser feita sem a habilitação. De acordo com os requisitos para realizar o procedimento, é preciso enviar alguma documentação pessoal, que pode ser a CNH ou o RG e CPF. Mas como você pode ver, é optativo, pode ser um ou outro.
O que é o DUT?
É o documento que o proprietário do veículo deve ter e que deve ser entregue ao novo dono quando a venda for feita.
A vistoria é no DETRAN?
Sim, é feita no DETRAN ou em qualquer outra empresa credenciada
A minha transferencia é só para o meu filho, tem que fazer vistoria?
Sim, a vistoria é requerida em todos os casos de transferência de dono.

Deixe sua tu avaliação sobre Como Fazer Transferência de Veículo em Pernambuco

(4,33) / 3 Avaliações

Avaliação: 5
Comentário: Valeu por ter informado tudo isso.
Avaliação: 4
Comentário: Boa ajuda para me ajudar um pouco no processo.
Avaliação: 4
Comentário: Obrigado pelos detalhes da transferencia.

Cote e Compare os melhores Seguros de Carro