Cote e Compare os melhores Seguros de Carro

Poupe até 40% no seu seguro automóvel!

Como Fazer Transferência de Veículo em Pernambuco

  Ao comprar ou vender ou veículo, ou a mudar de domicílio no estado do Pernambuco, você deve fazer a transferência. De acordo com a lei federal, é um procedimento obrigatório em todo o país, para que a DETRAN possa ter seguimento do registro do veículo, no nome de quem ele está em nome. Os dados atualizados são necessários para múltiplas coisas, entre elas, também para que o seguro funcione de maneira correta caso precise ser acionado.

Como Funciona a Transferência de Veículos

   A transferência de veículos é um obrigatório para atualizar o status do veículo, seja por mudança de domicílio do proprietário, seja pela mudança de dono. No primeiro caso, o processo será chamado de Transferência de Localidade, e no caso em que o veículo passe de um condutor a outro, Transferência de Proprietário. É controlado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) junto com a DETRAN e a CONTRAN. É importante fazê-lo, pois se você se atrasar ou não o fizer de acordo com as condições estabelecidos, poderá ficar sujeito a punições. Como muitos outros trâmites no Brasil, a transferência de veículo pode exigir certa burocracia, e por isso mesmo é importante você ficar sabendo algumas coisas.

Passo a Passo para a Transferência de Seu Veículo no estado de Pernambuco

   Confira quais são os passos a seguir para fazer a totalidade do procedimento exigido pela lei, para qualquer carro e em qualquer lugar do estado de Pernambuco. Confira em ordem:

  • Preencher o Certificado de Registro de Veículo, no verso da folha. Nessa espaço se faz a autorização para a autorização do veículo

  • Tanto vendedor quanto comprador devem comparecer a um cartório. Nessa instância, ambos devem assinar o documento, com autenticação do mesmo e uma cópia certificada.

  • A cópia autenticada deverá ser enviada ao DETRAN a título de comunicação da venda do veículo. Neste passo, o ex proprietário já fica isento de qualquer responsabilidade, desligado de qualquer multa, por exemplo

  • Solicitação do novo registro no DETRAN. É o último passo para que o veículo passe a pertencer ao novo dono. Será exigida também uma documentação para apresentar, que será detalhada abaixo

Quais São os Documentos Necessários para Fazer a Transferência de Veículo?

   Ao momento de pedir o registro novo no DETRAN, será exigida alguma documentação, tanto os pessoais (do novo proprietário) e do veículo. Quanto aos documentos pessoais, serão necessários o CPF, carteira de identidade (RG) e algum comprovante de residência. Já quanto ao carro, os documentos básicos exigidos são: o Certificado de Registro de Veículo (CRV) com a transferência já autorizada, o CRLV (Certificado de Licenciamento anual), o comprovante de que os débitos foram quitados e a Certidão negativa de roubo e furto. Todos esses documentos são precisos, pois provam que o carro não é roubado ou furtado e também que está livre de dívidas ou encargos.

Quanto Tempo Tenho para Realizar a Transferência do Veículo em Pernambuco

   Existe um prazo de 30 dias para realizar o procedimento, tanto no caso de transferência por localidade quanto por mudança de proprietário. Sempre que se transfere uma propriedade, há um prazo de 30 dias para que a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo seja efetuada. No caso de mudança de domicílio, o prazo para informar tal modificação também será de 30 dias, e receberá um licenciamento novo para realizar a alteração no Certificado de Licenciamento Anual. Quem não cumprir esse tempo estabelecido fica sujeito a uma penalidade que consta de uma multa de até R$ 200 reais, além de 5 pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa penalidade recai sobre o novo proprietário.

Quem Paga a Transferência?



Cote e Compare os melhores Seguros de Carro



   Essa é uma consulta comum que muitos têm ao transferir a propriedade. O pagamento deve ser feito por aquele que recebe o veículo, no caso de transferência entre pessoas. A ele cabem as responsabilidades de informar e de pagar as taxas.

Qual É a Taxa de Transferência de Veículos Cobrada no Estado de Pernambuco?

   As taxas cobradas para a realização das transferências variam em cada estado. Os valores dependerão também do tipo de transferência e de outras características; entre elas, se o veículo possui licenciamento ou não. Em Pernambuco, a taxa de transferência de propriedade ou de domicílio é de R$ 94,07 de acordo com informações do DETRAN.

   Além da taxa, você deve considerar despesas como o licenciamento, seguro, etc. Para este último, recomendamos cotar o valor do seguro online.

É Necessário Ter a CNH para Realizar a Transferência?

  Sim, sempre será necessário contar com a carteira de motorista para fazer a transferência. No entanto, ela não precisará de nenhuma alteração. Lembre-se que a CNH é o documento que comprova a aptidão de qualquer pessoa para conduzir, e por isso mesmo é necessário junto com o registro do veículo, que é o que determina a possibilidade de o veículo poder circular em regra.

Tem que Fazer Vistoria do Veículo para Realizar a Transferência

   A vistoria é um passo prévio para transferir o veículo, seja de um dono a outro, ou também de uma localidade de Pernambuco a outra, do mesmo estado ou de outro. A vistoria é feita para certificar as condições do veículo, se ele se encontra em condições adequadas. Nesse sentido, pode até ser uma facilidade para a contratação de um seguro de carro. É bom lembrar que a vistoria não é uma análise detalhada de cada peça ou parte do veículo, de seus sistemas de funcionamento. Trata-se especialmente de uma verificação dos papéis, que tudo esteja em regra e em dia.

A Transferência Veicular Pode ser Feita Online

   De acordo com as últimas resoluções, e para agilizar e facilitar o processo de ambas as partes envolvidas, a transferência pode ser feita online. Será necessário solicitar a versão digital do Certificado de Registro Veicular, o CRVe, e também a Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo. Eles podem ser solicitados no site do Denatran com um Certificado Digital ICP Brasil  

Conclusão

   A transferência veicular é mais um procedimento pelo qual você deve passar ao vender ou comprar um automóvel, ou simplesmente quando vai se mudar de endereço. A taxa de transferência no estado de Pernambuco tem um valor particular e dependerá também do estado do carro.

Vídeo

Deixe sua pergunta ou comentario

Mapa

Perguntas e Respostas

Para se transferir o carro, quem comprou não ter a cnh, mesmo pode ser feita, e com relação a taxas, fora de transferência, tem mais alguma
Sim pode ser feita sem problema, leve no lugar da Carteira Nacional de Habilitação os documentos do Registro Geral ou o de Cadastro de Pessoa Física para transferir. Em relação à taxa que você pergunta, tem que somar a taxa da vistoria que se paga a parte e no caso que for necessário, por exemplo se muda de município, deve considerar a taxa do emplacamento.
A pessoa que está comprando um veículo tem que ser habilitado ou não?
Qualquer pessoa pode colocar um veículo no seu nome, não precisa que tenha carteira de motorista. A diferença está em quem está habilitado para dirigir o carro e quem não. Para poder realizar a transferência, no caso que tenha habilitação, deve levar sua CNH e no caso que ainda não possua, pode apresentar o RG ou CPF.
Caso não possua ainda a cnh é possível realizar a transferência de propriedade
Sim, claro que é possível. Para isso, no lugar da carteira de habilitação, será necessário levar o CPF ou no seu defeito o RG como documento que permita dar entrada ao trâmite. Não esqueça que o que você não poderá é dirigir esse veículo até que possua sua Carteira Nacional e esteja habilitado para poder fazê-lo.
Comprei um carro, mais não sou habilitada, o que fazer para passar o carro para meu nome. ?
Não tem problema, pode passar o carro no seu nome, dirija-se ao Detran com o RG (Registro Geral) ou é aceito também o Cadastro de Pessoa Física (CPF) junto com os outros documentos necessários como o CRV e as assinaturas devidamente autenticadas, o comprovante de domicílio, dentre outros que já foram nomeados neste post.
A pessoa tem que ser habilitada, para transferir um automóvel , por seu nome, é isso?
Não, não precisa de carteira de motorista para ter um automóvel no seu nome. Para que essa pessoa possa transferir será necessário algum documento que acredite sua identidade,pode ser o CPF (cadastro de pessoa física) ou também é válido o RG (Registro Geral). Lembre que o veículo ficará sob responsabilidade do dono se algum acidente ocorrer.
Em que momento eu vou fazer a vistoria do carro ? No caso é obrigatório?
Depois de validar as assinaturas do vendedor e do comprador no cartório, você deve levar o veículo para realizar a vistoria correspondente ao Detran ou alguma empresa credenciada por ele. Verifique que os pneus, as lanternas, os cintos de segurança estejam em condições para evitar qualquer inconveniente. A vistoria é obrigatória para realizar o trâmite de transferência, sem isso você não poderá dar início ao processo.
Oláme chamo domides gostaria de saber se depois da transferência feita o documento é entregue na hora
Não , uma vez que você dá entrada de toda a documentação no DETRAN, para dar início ao processo de transferência, o tempo estimativo para a entrega da nova documentação é de 2 (dois) a 7(dias) .Em nenhum caso o documento é entregue no mesmo dia, você deverá esperar este tempo detalhado acima para receber o novo CRV.
Meu pai quer transferir o seu veículo para o meu nome (me deu de presente). É preciso preencher o recibo de compra e venda? Mesmo sendo uma doação
Se a transferência vai ser feita, sim, é preciso. Para além de tirar sua carteira de identidade, o veículo precisa estar registrado em seu nome se é você quem vai usa-lo. Você tem que preencher no CRV com os seus dados, assinando ambos para autenticar em um cartório. Senão, o veículo continua em nome de seu pai
Bom dia a minha pergunta e estamos precisando para sair de alguns aperto passar o carro pro meu nome pra transferir para outro dono ,eu moro em sao caetano a maioria dos detran são poucos funcionarios porque esta fechado . Se os comercios grandes estão abertos precisamos de uma solução urgente dependemos disso. Tenho muitos comprador mas não posso vender esperamos resposta agradeço des di ja a compreensão de todos responsaveis por estes orgão de atendimentos obrig obrig um bom dia a todos
Neste momento, por causa da pandemia que tem afetado o mundo inteiro e por uma questão de cuidado dos trabalhadores do DETRAN e dos cidadãos, o governo fez um decreto para evitar a aglomeração nos locais. Em alguns estados estão começando a funcionar com horário especial e com agendamento prévio, o mais provável é que se realize o mesmo no DETRAN-PE.
E preciso agendar para fazer vistoria na mudanca de proprietario?
Sim, é muito importante realizar vistoria do veículo para poder fazer a transferência seja por mudança de proprietário ou seja por mudança de estado. Para isso, você deverá agendar a vistoria em alguma empresa credenciada pelo Detran para que eles verifiquem se o veículo está em condições e emitam um laudo autorizando a transferência.
A minha transferencia é só para o meu filho, tem que fazer vistoria?
Sim, a vistoria é requerida em todos os casos de transferência de dono.
Minha cnh tá vencida tem problema para transferência de propriedade
Você não terá problema no momento de fazer a transferência, pois a obrigatoriedade de possuir Carteira Nacional de Habilitação é no momento de dirigir o carro, é dizer que você não será prejudicado na hora de realizar o processo de transferência , contudo quando tenha que dirigir o carro é indispensável circular sem o CHN vencido , caso contrário pode acarretar multa.
E obrigatório fazer a vistoria na mudança de dono?
Sim, na transferência de dono de veículo tambémé obrigatório fazer a vistoria dele, mesmo que não haja mudança de estado. Antes, se o dono não trocava de estado não era preciso, mas agora a transferência é exigida em todo caso de alteração do CRV do veículo, assim como em qualquer modificação do mesmo.
Moro em pernambuco comprei um carro com a placa de são paulo o procedimento é o mesmo?
Sim, para fazer a mudança de endereço e de estado, você tem que fazer a vistoria do carro para poder pedir o novo CRV. Leve a um DETRAN de Pernambuco, isto é, do estado de destino, o CRV anterior o CRLV e o documento que comprove o pagamento de débitos. Você deve pagar a taxa do primeiro registro no estado mais a lacração
A vistoria é no DETRAN?
Sim, é feita no DETRAN ou em qualquer outra empresa credenciada
Valor de uma transferência de carro em Pernambuco
O valor da taxa de transferência de veículos em Pernambuco era de R$ 85 em 2016. Já a taxa para vistoria é de R$ 47,77, sem importar se é feita em um posto de DETRAN ou em um estabelecimento privado da rede autorizada, para veículos com até 9 lugares. Se for veículo com mais de 9 lugares, a vistoria terá um custo de R$ 58.
Boa tarde,qual é o procedimento para transferir um veiculo de São paulo para Pernambuco?
O procedimento é parecido com quando você faz transferência entre proprietários, com diferenças nas taxas. você tem que ir até um posto autorizado do DETRAN munido dos documentos do veículo como o CRV, CRLV e o que comprove que o carro está livrede dívidas, encargos ou quaisquer outros débitos.
Bom dia, moro na paraíba, no caso se eu comprar um veiculo com a placa de pernambuco com é feita a trasnferencia? No detran-pe ou detran-pb , o o crv deve ser preenchido em um cartório da paraíba ou pernambuco?
Você deverá considerar as taxas estabelecidas pelo Detran de Paraíba e deverá fazer todo o processo de transferência neste estado, levando em conta que você utilizará o carro lá, independentemente do lugar de procedência do veículo. Pode ir até o cartório mais próximo do seu domicílio e realizar a autenticação de firmas do recibo compra-venda, tenha em conta que nesta instância tanto comprador quanto vendedor devem assinar documentação.
Olá, comprei um veículo de outro estado, porém antes de realizar a transferência sofri um acidente e meu veículo está no seguro efetuando o conserto, e o mesmo não ficará pronto até o prazo de 30 dias da transferência de propriedade, sendo assim a transferência é necessário a vistoria. Mais como o veículo está no conserto não será possível levar o veículo para vistoria. O que devo fazer? A transferência é do ma para pe
A vistoria do veículo é exigida em todos os casos de transferência e em qualquer estado do país, é justamente nesta instância onde se verificam as condições gerais do carro (luzes, faróis, pneus, equipamentos de segurança, lanternas, etc.) Se você levar o carro estando em más condições o laudo não vai ser aprovado , por este motivo é recomendável que você espere a entrega do veículo já consertado e logo após faça o processo de transferência.
Pra fazer essas transferências tem que ter habilitação?
Para colocar o carro em seu nome não é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Portanto, a transferência pode ser feita sem a habilitação. De acordo com os requisitos para realizar o procedimento, é preciso enviar alguma documentação pessoal, que pode ser a CNH ou o RG e CPF. Mas como você pode ver, é optativo, pode ser um ou outro.
Transferido de proprietário resebe o documento no mesmo dia
Não, a documentação não fica pronta no momento, você deverá esperar de 2 (dois) a 7 (sete) dias úteis para receber o novo CRV. Se o prazo for superior a 7 dias, você deverá ir até o Detran onde fez o trâmite e verificar o porquê do atraso, às vezes pode acontecer que alguma informação não é correta e precisam fazer modificações, caso contrário nesse prazo acima descrito terá que receber o documento.
Quanto vou pagar para transferir para pernambuco-jaboatão esse veículo que comprei? Chevrolet blazer ano 2007de placa :kxd-0813 do estado do rio de janeiro
Em média você deverá pagar R$ 94,07 pela transferência, R$ 200 pela troca de placa , pois o bem, neste caso o veículo, precisa de uma mudança de localidade (do Rio de Janeiro para Pernambuco), e também deverá somar a taxa de vistoria R$ 150, obrigatória em todos os casos. Outras variáveis se levam em conta para determinar o preço final, como por exemplo, se o carro possui ou não licenciamento.
O que é o DUT?
É o documento que o proprietário do veículo deve ter e que deve ser entregue ao novo dono quando a venda for feita.
Quanto custa a transferência de um veículo e nome
O valor final dependerá dos seguintes fatores : Se você precisa fazer mudança de domicílio, ou seja, transferência de localidade, ou se você precisa fazer somente mudança de dono , ,ou seja, transferência de proprietário. No segundo caso é mais econômico pois você não deverá pagar o emplacamento por trocar de município ou estado. O valor para transferência de proprietário é de R$ 94,07, mas também dependerá de outras caraterísticas como por exemplo, se o carro possui ou não licenciamento.
Qual o valor total do processo de uma transferência de recife pra canind
Se você se refere a Canindé o município do estado de Ceará, você deverá considerar as taxas impostas neste estado. O DETRAN do Ceará, é um organismo independente que cobra suas próprias taxas, porém continua sendo uma das mais baixas, o preço aproximado para transferência é de R$ 74,69, sem incluir a taxa de vistoria que se paga por separado e tem custo aproximado de R$150.Outra taxa que você deverá incluir é o emplacamento do carro já que esta transferência abrange cambio de estado.
Como agendar no detran de petrolina pe para processo de transferência de propriedades
Para agendar no Detran de Pernambuco, você deverá entrar no site e marcar um dia e um horário, conforme sua disponibilidade. Antes de agendar é importante que você tenha toda a documentação pronta e principalmente deve ter pago serviços e débitos como multas, seguros, IPVA, inclusive a taxa de vistoria.
O carro e de garanhuns como faso para transferir para o meu nome sou de recife
Você poderá escolher pela transferência online ou presencial, é importante realizar os seguintes passos: Preencher o Certificado de Registro de veículo (autorização), logo tanto vendedor quanto comprador devem ir até o cartório mais próximo e fazer a autenticação de firmas (cópia autenticada), depois esta cópia autenticada deverá ser enviada ao Detran junto com o laudo de vistoria e os demais documentos (CPF, RG CRV CRLV, entre outros). Lembre que você também deverá pagar o emplacamento, levando em conta que o veículo muda de município .

Deixe sua tu avaliação sobre Como Fazer Transferência de Veículo em Pernambuco

(4,60) / 5 Avaliações

Avaliação: 5
Comentário: Valeu por ter informado tudo isso.
Avaliação: 4
Comentário: Boa ajuda para me ajudar um pouco no processo.
Avaliação: 4
Comentário: Obrigado pelos detalhes da transferencia.
Avaliação: 5
Comentário: Bom
Avaliação: 5
Comentário: Muito bom tirou minhas dúvidas

Cote e Compare os melhores Seguros de Carro