Cote e Compare os melhores Seguros de Carro

Poupe até 40% no seu seguro automóvel!

Como Faço para Ter Direito a Carro Reserva em Meu Seguro?

  Você pode cuidar muito bem de seu veículo, mas mesmo assim, pode ocorrer um sinistro. E para esses casos, você já pensou em contratar o carro reserva? Como se faz para ter direito a esta opção em seu seguro? Essa questão é especialmente importante para quem costuma usar o carro com muita frequência. O carro reserva é uma assistência que as seguradoras oferecem para você contar com um veículo extra caso o seu tenha sofrido acidente ou qualquer outro sinistro. Quando acontece um sinistro com nosso carro, temos que ter o seguro para garantir a indenização. Mas e se o conserto ou a indenização demorarem um tempo e você precisa o seu carro para ir ao trabalho todos os dias? Para casos como esse é que existe o carro reserva.

Como Funciona o Carro Reserva?

   Essa é uma pergunta muito comum entre as pessoas que querem fazer um seguro para seu veículo. O carro reserva é uma assistência oferecida por muitas seguradoras que pode ser incluída no pacote básico ou que deve ser contratada à parte, com um custo extra neste caso. Geralmente, se você contrata o seguro com coberturas compreensivas e assistências mais básicas, o carro reserva pode ficar disponível por até 7 dias. Mas você pode optar por contratar por um período de até 15, 20 ou 30 dias. A quantidade exata depende da seguradora. A Bradesco Seguros por exemplo, oferece pacotes de 7, 15 ou até 30 dias.

   O preço do seguro varia em função dos dias contratados de carro reserva. Quanto mais dias forem, mais encarecerá o seguro. Outra questão que torna o preço mais alto é o tipo de carro reserva. Você pode escolher contratar um veículo popular ou outro um pouco mais caro. Em alguns casos, o mais popular pode ter ar condicionado. Em outros casos, você terá que pagar outro preço para um carro reserva que tenha ar.

Como Faço para Ter Direito a Carro Reserva em Meu Seguro?

   O carro reserva é uma assistência disponível unicamente para os casos em que seu carro sofreu sinistro. Se seu carro foi roubado ou sofreu um acidente que implique um tempo de reparação, então a seguradora põe e sua disposição o tipo de veículo e pelo tempo especificado na apólice. Se o seu carro sofreu pane ou simplesmente você levou para manutenção ou conserto, o carro reserva não poderá ser acionado. Aliás, para iniciar o acionamento do serviço de carro reserva, a seguradora pesquisará primeiro se houve sinistro e se em decorrência deste, o veículo segurado não está em condições de ser segurado.

   Resumindo, você terá direito ao carro reserva nos seguintes casos:

  • Roubo ou furto. Se seu carro é roubado até que a seguradora faça a indenização completa de seu carro. Ou se após um roubo o carro é recuperado mas tem danos que exijam consertos em uma oficina por mais de um dia, o carro reserva também será acionado

  • Acidente. Por causa de colisão ou capotagem, se o carro precisa ser reparado. Ou se o carro tem destruição total, até a indenização total

  • Incêndio. Qualquer incêndio acidental por falha ou em decorrência de acidente dá o direito de você acionar o carro reserva. 

Qual É o Prazo Máximo para a Seguradora Consertar Meu Veículo?

   De acordo com a SUSEP, que regulamento o funcionamento de todas os seguros, as companhias seguradoras têm um prazo máximo de até 30 dias para realizar os consertos em caso de danos parciais. Esse prazo é contado a partir do momento em que você avisa a ocorrência do sinistro e apresenta os documentos. 

Quanto Tempo a Seguradora Demora em Pagar em Caso de Roubo

   Em caso de roubo, o prazo para realizar a indenização total do seu carro também será de 30 dias. O valor da indenização integral pode ser pelo valor de mercado referenciado (da Tabela FIPE) ou pelo valor determinado. Uma vez informado o sinistro e cumprida sua parte como seguradora, cabe o resto da responsabilidade à seguradora. Lembre-se que é para este procedimento é muito importante você fazer tudo conforme a apólice e manter seus dados atualizados.

Qual É a Responsabilidade da Seguradora Pela Demora no Conserto do Veículo?

   Em muitas ocasiões, podemos observar reclamações sobre seguradoras que não entregam o veículo ao cliente inclusive por mais de 30 dias do prazo máximo estabelecido. Nesses casos, pode acontecer que o seu direito de carro reserva tenha acabado, se você contratou o serviço por menos dias. Ainda seguindo algumas reclamações comuns de casos reais, as segurados podem responder dizendo que a responsabilidade não é delas e sim da falta de peças de reposição no mercado. No entanto, de acordo com as normas, a responsabilidade sempre deve ser da empresa seguradora.

   Vamos supor que por não ter recebido seu carro a tempo você sofre prejuízos, por exemplo, porque o veículo é necessário para ir ao trabalho. E também pela despesa que pode implicar ter que pagar transporte público. Nesse caso, a seguradora deve responder pelas perdas. Se for necessário, você poderá recorrer à instância judicial a fim de ressarcir os danos.

Após a Vistoria, em Quanto Tempo o Veículo Deve Ser Liberado para Conserto?

   Outra coisa que pode acontecer é que a seguradora demore para fazer a vistoria do seu carro. Não há um prazo específico por lei para a realização da vistoria. No entanto, a SUSEP informa que não e obrigatória a vistoria após um sinistro como batida. Só será obrigatória em outros casos, como quando é feita transferência de veículo. No entanto, o importante é você saber que fazendo ou não a vistoria, a seguradora deve cumprir o prazo de 30 dias após você informar o sinistro.

Carro Reserva no Seguro

O Que É?

Carro extra para quando for preciso

Como Funciona?

É fornecido pela seguradora quando o veículo segurado sofre sinistro  

O Que Levar em Conta

- só pode ser utilizado em caso de sinistro

- dias de contratação

Cote e Compare os melhores Seguros de Carro

Deixe seu comentário sobre Minuto Seguros

Conte-nos sua experiência e como eles o trataram nesta empresa.

Por favor, escreva críticas construtivas para ajudar outras pessoas a escolher melhor. Comentários inapropriados não serão publicados.
...

Comentários sobre
Minuto Seguros

(28 comentários / 5.0 estrelas de 5)

See more

   Para concluir, o carro reserva é um serviço incluído no pacote que pode ser utilizado durante o tempo estabelecido na apólice. Você pode escolher o número de dias em que deseja utilizar e também que tipo de veículo prefere. Pode haver demoras na entrega do carro reserva e na indenização do veículo, que se implicarem em prejuízos extras para o segurado, a seguradora deve se responsabilizar.

Deixe sua pergunta

Perguntas e Respostas

Tenho seguro pela bradesco e já houve um sinistro com direito a 7 dias de carro reserva. Só que agora ocorreu outro sinistro na mesma apólice e eles falaram que não tenho mais o direito ao carro reserva. Isso procede?

Nesse caso, o primeiro que terá que fazer é revisar as cláusulas de contrato de sua apólice, não todas as coberturas incluem um carro de reserva. Também algumas seguradoras colocam como requisito para solicitar o veículo de reserva, que o valor do sinistro atinja o valor da franquia, caso contrário você não poderá solicitá-lo.

Na minha apólice contratei carro reserva por 20 dias , tive um sinistro minha seguradora está negando me dar carro reserva , por não quero deixar o carro na rede referênciada

Dentro das cláusulas de contrato de algumas apólices, se inclui o direito a um carro de reserva, mas é necessário levar seu veículo a uma oficina ou rede referenciada para que a seguradora tenha um controle sobre os dias que o carro estará em reparo e que o conserto seja bem realizado

Tenho direito a carro reserve a seguradora nao quer me dar carro reserva alegando que o valor do sinistro nao atinge o valor da franquia por isso nao posso pegar carro reserva

Algumas seguradoras não possuem limites para a utilização do direito de veículo de reserva por evento, mas outras, como a Bradesco depende da cobertura que você tenha escolhido, já que existem dois tipos: seguro com carro de reserva básico ou plus, o que vai depender da possibilidade de utilização de um carro por 7, 15 ou 30 dias e a quantidade de vezes que você poderá solicitar o veículo de reserva.

Para pegar o carro reserva tenho que pagar alguma coisa

Depende do plano de seguro que você contratou: se seu plano tem o benefício de desconto por carro de reserva, o carro estará disponível por alguns dias e você terá que pagar um mínimo, sempre que o veículo seja reparado em uma oficina referenciada pela seguradora. Se dentro da cláusula do contrato está previsto o carro extra, o serviço é integralmente coberto pelos dias que estão contemplados na apólice.

Roubaram meu carro e preciso urgente do carro reserva com faço para solicitar

Deverá se contatar com sua seguradora para comentar a situação e eles indicarão a locadora onde você deverá ir com sua CNH e um cartão de crédito (como garantia) para poder retirar o veículo. Tenha em conta que você terá direito a um carro de reserva no caso que esteja contemplado na sua apólice de seguro, se for assim, também deverá verificar por quantos dias poderá utilizar o carro sem custos extras.

Houve um sinistro, entregaram meu carro no tempo certo e usei o automóvel reserva por 30 dias(estipulado no contrato), o carro deu pane e retornou a oficina, tenho direito ao carro reserva?

Isso é variável, cada seguradora coloca suas condições. Em geral, essas situações são contempladas e você tem direito a solicitar novamente o carro de reserva. A seguradora Itaú, por exemplo, não tem limites para a utilização do veículo de reserva por evento, quer dizer, você poderá solicitá-lo as vezes que você precise.

Meu carro deu problema mecânico posso utilizar carro reserva ?

Geralmente o carro reserva é uma assistência ou cobertura que você pode utilizar quando seu carro está sendo reparado por sinistro. No entanto, você deve consultar na apólice ou diretamente na seguradora ou com seu corretor se em caso de falha mecânica o carro reserva também pode funcionar, uma vez que você se encontra impossibilitado de dirigir seu carro.

Para conserto de para-choque eu tenho direito a carro reserva?

O carro reserva pode ficar disponível para qualquer avaria que impeça que o carro seja utilizado. De acordo com o especificado na maioria das apólices, o cliente tem direito a carro reserva sempre que o carro tiver que ser consertado. Isto é, sempre que o cliente ficar sem poder usar o carro. Para ter total certeza, você deveria consultar as condições com sua seguradora.

Eu sofri uma batida na traseira do meu veículo, a seguradora do rapaz que foi responssavel assumiu o conserto, a pergunta é eu tenho direito a uma carro extra sendo que na minha apólice está especificado que tenho direito

Você deve consultar com a seguradora, pois em casos especiais, pode haver direito ao carro reserva. No entanto, o carro reserva é uma cobertura dada em primeiro lugar para quando o próprio segurado sofre um sinistro com seu carro. Se você apresentar papéis que demonstrem o conserto, a seguradora pode liberar o carro reserva pelos dias que você contratou.

Fiz um seguro de carro com direito a carro reserva por 30 dias. Houve um sinistro com meu veículo e eu quero fazer o reparo em oficina de minha confiança. A seguradora não quer disponibilizar o carro reserva alegando que não quero fazer em loja conveniada a ela. Não assinou nenhuma cláusula contratual que me esclarecia isso. Recebi somente a apólice e nela não diz nada sobre o assunto. Tenho que ficar sem carro reserva ou posso judicializar?

Você tem o direito de fazer o sinistro na oficina que você quiser. O que pode acontecer é você não ter descontos oferecidos unicamente para as oficinas conveniadas, mas está em seu direito de escolher qualquer oficina. Se não foi especificado na cláusula, você pode recorrer a uma ação judicial.

Estao demorando para liberar o carro reserva,perco meu direito de pegar o carro reserva se eles me pagarem

Nesse caso, você não perde o direito de usar o seu carro reserva. No entanto, o prejuízo estaria dado pela perda da possibilidade de usar o carro reserva nos dias em que se torna necessário. Você pode fazer uma reclamação e deixar o carro reserva pendente para outra ocasião caso volte a sofrer sinistro. Mas também deverá consultar na seguradora ou com o corretor se pode haver ressarcimento pelos dias em que o serviço não foi prestado

Como solicitar carro reserva

O carro reserva é uma cobertura adicional que deve ser contratada à parte das coberturas básicas como incêndio, acidente, roubo e furto. Para usar essa cobertura, você deve se comunicar com a sua seguradora e solicitar pela quantidade de dias marcada na apólice.

Posso usar o carro reserva se sou a terceira em um sinistro

Em princípio não, pois o carro reserva é unicamente para o segurado que sofrer sinistro. Porém, existem algumas seguradoras que oferecem carro extra para quem resultar prejudicado como terceiro. Mas essa cobertura deve ser especificada na apólice de quem fez o seguro. Caso não apareça, você não terá direito a essa assistência.

Como posso saber se tenho direito a um carro reserva? Isso esta no meu contrato?

O carro reserva deve ser contratado e especificado na sua apólice, ou seja, em seu contrato. Dentro deste item, será especificada a quantidade de dias em que você pode usar seu carro reserva. Geralmente, o plano mais baixo é de uma semana, podendo se estender, por um custo adicional, até 15 ou 30 dias, dependendo de qual for a seguradora.

As coberturas para danos pessoas estão inclusas no plano básico?

Em alguns casos, formam parte do plano básico, e em outros, você terá que contratá-las como adicionais.

Posso decidir eu o plano de carro reserva?

Sim, você vai escolher o plano segundo suas necessidades.

Preciso ter cartão de credito para usar o carro reserva

Não precisa. É você que escolhe o modo de pagamento do seguro: à vista, com cartão de crédito, ou em alguns casos com débito em conta ou até com carnê. Se você não tiver cartão, pode escolher o pagamento à vista ou com carnê, por exemplo. A contratação das coberturas extra, que incluem o carro reserva, podem ser feita à vista ou a prazo.

Bati o carro dia 15.04.18 que já está em oficina autorizada pela seguradora com autorização do serviço. Como devo proceder para requisitar carro reserva

Para solicitar o carro reserva, você deverá se comunicar com a sua seguradora e fazer o pedido. Certifique-se que a cobertura está incluída na apólice de seu seguro. E também deverá conferir por quantos dias tem a cobertura. Na comunicação com a empresa, deverá combinar como retira-lo, se será em alguma concessionária ou oficina conveniada, ou em outro local.

Meu carro esta no conserto por motivo de sinistro, como faço para solicitar o carro reserva ao qual tenho direito pelo seguro pago?

O carro reserva pode ser solicitado por diferentes vias, como telefone, e-mail ou pelo aplicativo. Pelo aplicativo, você deve selecionar a opção de carro reserva (como aparecer na app de sua seguradora) dentro de assistências. Será preciso proporcionar seu telefone e algum detalhe sobre o motivo da sua solicitação. A seguradora entrará em contato para lhe dizer onde retirar o veículo.

Preciso de um carro reserva. O meu foi pra oficina. Como faço pra solicitar carro resrva

Para ter o carro reserva, você deverá solicitar na sua seguradora. A condição para você ter o carro reserva é que o seu tenha sido danificado por um sinistro. O tempo de uso, o tipo de carro a ser emprestado durante esse período, dependerão das condições gerais estabelecidas pela seguradora. É importante mencionar também que estas alterações no carro reserva podem fazer o preço do seguro variar.

Como faco para adquirir um carro reserva,durante o conserto do meu. Moro em brasilia

Ter seu carro reserva é muito fácil. Basta solicita-lo à seguradora onde você contratou o serviço. Esta cobertura adicional deve constar na apólice para você poder usar. Depois, é só fazer a solicitação por qualquer via (telefone, e-mail, etc) e ir buscar o seu carro reserva no local indicado pela seguradora.

Meu seguro é hdi meu carro bateu o motor, tenho direito a carro reserva?

O carro reserva será dado unicamente se estiver contratado, se aparecer na apólice. Essa é a primeira condição. A HDI Seguro avaliará sua situação, se o seu carro precisar de reparo durante alguns dias, e portanto você não puder utiliza-lo. Nesse caso, o carro reserva pode ficar disponível, dentro do limite de tempo contratado.

Me negaram o carro reserva por estar com o nome no serasa. O que fazer. Aguardo

A seguradora pode se reservar o direito de aprovar ou não as coberturas adicionais nesses casos, por meio de uma análise. Se o motivo da recusa ao carro reserva foi que seu nome está no SERASA, recomendamos pesquisar quais são as dívidas pendentes e quitá-las, para assim poder contratar.

A utilização do carro reserva é paga ou gratuita?

A utilização do carro reserva deverá ser contratada à parte das coberturas básicas do plano do seguro. Isso significa que não é gratuita, que implica um custo extra. A depender do número de dias em que você contratar o carro reserva, o valor será diferente. Por exemplo, se você contratar o carro reserva por 7 dias, o valor será menor do que se contratar por até 15 dias.

Na hora que precisar carro reserva tem como pedir com ar condicionado se na apólice esta sem ar

Não, pois a seguradora cumprirá o que está na cláusula. Além do mais, é preciso relembrar que um carro reserva com ar condicionado pode ter outro preço diferente de outro sem ar. Portanto, você não poderia usufruir de uma cobertura pela qual não pagou o preço. E o contrato não pode ser modificado até seu término.

E quando esta com o carro reserva e ele é furtado e quebram o vidro do motorista para roubar uma bolsa o seguro do carro nao cobre eu que tenho que pagar

Infelizmente, a seguradora não cobre os danos ocorridos ao carro reserva. Ele é uma cobertura ou um serviço adicional que a seguradora proporciona ao segurado, e uma vez que já foi usado, não dá para acionar de novo. O único que restará esperar é reavar o seu carro quando ele for consertado ou reparado, e depois acertar para ver como compensar o ocorrido ao carro reserva.

Que custo têm as coberturas adicionais?

O valor das garantias adicionais varia segundo a companhia e a cobertura contratada.

Tenho seguro na hdi. Meu carro deu sinistro e está na oficina ,na minha apólice tenho direito a 15 dias de carro reserva mas não estou conseguindo retirar o carro reserva pois a locadora exige que eu tenha um limite no cartão de crédito de 1000. Não tenho cartão de crédito. Minha dúvida como já pago seguro com este benefício e já paguei a franquia do sinistro eles podem me cobrar esse a valor a mais por mais que me devolvam depois? Está cobrança e válida pois eu já paguei no seguro para a hdi para poder ter este direito

Se já estiver incluído na apólice, você tem direito ao carro reserva sem nenhuma cobrança extra. A locadora pode exigir que você tenha o limite de R$ 1000 em seu cartão mas não cobrar esse valor nem nenhum outro. Se você tiver problema, consulte com a HDI para a possibilidade de eles entrarem em contato com a locadora ou para lhe indicarem alguma outra.

Deja tu calificación sobre Como Faço para Ter Direito a Carro Reserva em Meu Seguro?

Eu segurei meu carro na HDI porque tem um plano simples mas abrangente.

Sou segurado da Porto há 5 anos e para mim essa é a melhor empresa.

Bradesco tem os melhores serviços para o segurado.

Cote e Compare os melhores Seguros de Carro

© 2008 - 2020 oMelhorTrato.com® Todos os direitos reservados.