Cote e Compare os melhores Seguros de Carro Poupe até 40% no seu seguro automóvel!

Seguro Auto Contra Terceiros: Vale a Pena? | Simule e Contrate

Um bom seguro veicular traz diversas coberturas, dentre elas a proteção contra terceiros. Nesse artigo, conheça mais sobre o seguro auto contra terceiros.

O seguro de terceiros é uma cobertura que grande parte dos seguros mais completos oferecem.

Com a proteção a terceiros, o segurado fica mais tranquilo. Caso haja algum acidente que envolva um terceiro, é bem provável que o seguro cubra tanto os prejuízos do segurado, quanto do terceiro.

Sem uma proteção contra terceiros, uma eventual batida poderia gerar muito mais dor de cabeça, mas com a proteção, isso não acontece.

Além da proteção contra terceiros, os seguros vem oferecendo outras coberturas que vão além, como é o caso do seguro contra danos morais.

Se você busca conhecer mais sobre o seguro auto contra terceiros, acompanhe o nosso artigo.

Neste Artigo:

Como funciona seguro de carro contra terceiros?

A cobertura contra terceiros cobre eventuais prejuízos a terceiros. Ou seja: vamos supor que o segurado se envolveu em um acidente com mais um motorista.

Nesse acidente, a culpa é do segurado. Ao acionar o seguro, o segurado solicita a cobertura para o seu veículo e para o terceiro. 

Desse modo, os prejuízos que o outro motorista teria com o seu veículo, são pagos pelo seguro. Assim, todo o incidente é coberto pelo seguro, evitando mais dor de cabeça com o outro motorista e até com os gastos envolvidos.

Para acionar o seguro contra terceiros é muito simples: basta o segurado fazer o boletim de ocorrência referente ao acidente e logo entrar em contato com a seguradora.

A companhia vai solicitar alguns documentos para dar continuidade ao processo. A partir daí, é só enviar os documentos solicitados e aguardar. Dentro de 30 dias, os valores referentes à cobertura são liberados.

Normalmente, a cobertura contra terceiros não envolve o pagamento de franquia, coisa que reduz parte dos custos do segurado. 

Caso a seguradora precise de mais documentos, a mesma faz a solicitação junto ao segurado.


Seguro Contra Terceiros: O que cobre?

As coberturas que este seguro compreende, e que você, segurado, determinará os  melhores valores para cada item, são basicamente os: 

Coberturas  Descripção
Danos Materiais Todo dano causado ao bem do terceiro.
Danos Morais Válidos para sentença judicial. 
Danos Corporais Danos causados à pessoas atingidas e as que estão dentro de seu veículo também.
Danos estéticos Apropriado em casos de danos  estéticos causado ao acidentado.

A cobertura de Danos Materiais, prevê a indenização dos valores reclamados pelo  terceiro ao seu bem atingido. Uma vez comprovada a culpa do segurado, a seguradora se  responsabilizará pelo reparo do mesmo até o valor contratado ou inferior. 

O que é danos corporais no seguro auto? 

Com Danos Corporais, se refere às lesões físicas que sofre uma pessoa decorrente de um acidente com o veículo. Em geral inclui os gastos de internação, medicamentos, tratamentos e demais custos para que a pessoa que sofre o sinistro se recupere. Pode ser o motorista ou passageiro de outro veículo ou um pedestre que está na calçada ou andando em bicicleta, qualquer pessoa que sofre danos físicos.

Para os passageiros do próprio veículo esta cobertura não serve, se o motorista tem o DPVAT em dia, irá cobrir os gastos do motorista unicamente, caso contrário não terá cobertura. Para os passageiros do próprio veículo é preciso ter uma cobertura APP (Acidentes Pessoais a Passageiros).

O que são os Danos materiais?

Outra das coberturas importante é a de Danos Materiais, que inclui o veículo da pessoa danificada ou qualquer outro bem material, como uma bicicleta, se for o caso. Algumas empresas até consideram os danos que um veículo pode causar em residências, seja em cercas e também em paredes. 

Em geral, estas duas coberturas sempre estão incluídas na cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa, são poucas a seguradoras que incluem Danos morais no pacote básico do seguro. 

O que são Danos Morais no seguro?

No Seguro Auto com Danos Morais se refere a:

  • Insultos do segurado ao danificado

  • Invalidez ou deformidade

  • Danos estéticos

  • Perdas de movimento

  • Ofensas ao bem-estar ou à liberdade do danificado

Se o terceiro que sofreu danos, considera que de alguma forma foi danificado moralmente à causa do acidente pode solicitar indenização por danos morais. Este tipo de cobertura requer o posicionamento da justiça para determinar o pagamento, por isso também se inclui os honorários de advogados e demais gastos relacionados. Mas se o gasto supera a cobertura do seguro, o segurado terá que arcar com a quantia restante.

Cote e Compare os melhores Seguros de Carro

Deixe seu comentário sobre Minuto Seguros

Conte-nos sua experiência e como eles o trataram nesta empresa.

Por favor, escreva críticas construtivas para ajudar outras pessoas a escolher melhor. Comentários inapropriados não serão publicados.
...

Comentários sobre
Minuto Seguros

(29 comentários / 5.0 estrelas de 5)

See more

Deixe seu comentário sobre Compareemcasa.com.br

Conte-nos sua experiência e como eles o trataram nesta empresa.

Por favor, escreva críticas construtivas para ajudar outras pessoas a escolher melhor. Comentários inapropriados não serão publicados.
...

Comentários sobre
Compareemcasa.com.br

(42 comentários / 5.0 estrelas de 5)

See more

Como fazer seguro de auto para terceiros?

Como já mencionado, a proteção para terceiros, normalmente está inclusiva no seguro veicular. Para fazer o seguro veicular, o interessado deverá seguir alguns passos:

  1. Antes de contratar qualquer seguro, é preciso fazer uma boa pesquisa sobre as seguradoras. Dentro dessa pesquisa o interessado pode avaliar os preços que cada um cobra, as coberturas e eventuais reclamações. Nesse momento, é importante ficar atento às coberturas, dando uma atenção especial à proteção contra terceiros.
  2.  Depois de escolher qual seguradora e qual plano contratar, chegou a hora de entrar em contato com a corretora ou diretamente a seguradora.
  3. A terceira etapa envolve o envio da documentação. Para contratar o seguro será necessário enviar diversos documentos, dentre eles o CPF, RG ou CNH do segurado, além dos documentos do veículo.
  4. Com tudo certo, a seguradora comunicará que o seguro foi efetivado e que o carro já está protegido. Agora o motorista pode ficar mais tranquilo que a proteção contra terceiros já estará cobrindo o veículo.

Seguro contra terceiro tem franquia? 

Não. A franquia do seguro auto existe para quando o prejuízo é do segurado, mas não do terceiro. Se o segurado acionar o seguro é muito provável que não haverá cobrança contra terceiros.

Porém, há relatos de seguradoras que cobram franquia para fazer o ressarcimento a terceiros. Antes de contratar o seguro, é importante se informar sobre a franquia e as condições da mesma.

Destacando que o valor referente à cobertura de terceiros normalmente é pago diretamente à mecânica que vai fazer o reparo. Ou seja, os valores não são entregues diretamente à pessoa.

Qual o valor do seguro de auto para terceiros?

O valor do seguro automóvel contra terceiros depende de vários fatores, como a idade do condutor, onde reside, qual é o carro, modelo, tipo de cobertura pretendida, etc.

Grande parte dos seguros oferece proteção a terceiros também. Os planos mais simples, que cobrem roubo e furto, dificilmente oferecem mais coberturas.

Sendo que um plano específico, só para danos a terceiros, não é muito comum. Assim, o normal é ter a proteção de danos a terceiros dentro de um plano maior.

Considerando os seguros veiculares mais completos, os valores são mais elevados. Vale destacar que é possível negociar o valor da cobertura conforme a seguradora.

Ou seja, dentro do plano, há como mexer no valor da cobertura para a proteção a terceiros, na tentativa de baratear o plano. Mas tudo isso depende se a seguradora oferece tal condição e a intenção do cliente.


Quando a seguradora cobra o prejuízo de terceiros?

Normalmente, quando acontece um acidente existe um culpado. Vamos supor que um motorista bateu no carro de outra pessoa.

Logo após a batida, o motorista “culpado” aciona o seguro e arca com todas as despesas. Portanto, a proteção contra terceiros em uma situação assim, é acionada.

A seguradora então paga os valores referente aos danos no veículo do terceiro e para os prejuízos do segurado. Posteriormente a seguradora pode fazer uma sindicância e apurar se é possível cobrar o ressarcimento do segurado pelas despesas com terceiros, já que o segurado foi o culpado.

Caso isso seja comprovado, a seguradora pode solicitar o ressarcimento dos valores pagos ao terceiro. A cobrança de ressarcimento está prevista no código Civil.

Essa situação de análise pode acontecer caso a culpa seja de outro condutor, ou até mesmo, do terceiro. Tudo vai depender da situação.


Vale a pena contratar um Seguro de Automóvel contra Terceiros?

Um seguro somente com proteção a terceiros não é dos mais interessantes. Existem inúmeras situações que podem acontecer com o veículo da pessoa e não vão influenciar na vida de terceiros, como por exemplo, o roubo.

Além do roubo e furto, há outras situações. Por isso, o interessante é contratar um seguro que tenha diversas coberturas.

Com um seguro mais completo, tendo a proteção contra terceiros e danos morais, o condutor vai estar mais protegido em caso de acidente.

É importante salientar que o seguro não evita que a pessoa seja responsabilizada por eventual culpa em algum acidente.

Como já mencionado, a seguradora pode fazer uma sindicância para apurar se um eventual acidente teve como culpado o segurado. Caso isso ocorra, há casos em que o segurado pediu ressarcimento do próprio cliente.

Considerando isso, o seguro contra terceiros não livra o condutor de suas responsabilidades no trânsito.

Conclusão

O seguro auto contra terceiros normalmente é negociado dentro de um pacote maior. O seguro auto completo, costuma ter as seguintes coberturas:

  • Roubo e Furto;
  • Colisão;
  • Capotagem;
  • Acidentes Naturais;
  • Incêndio;
  • Danos a terceiros.

Assim, a proteção contra terceiros complementa o plano e traz mais proteção ao condutor. O seguro contra terceiros, não é para ter a franquia.

Porém, existem seguradoras que cobram franquia. Desse modo, é importante analisar com antecedência, e fazer uma boa pesquisa, comparando seguros e companhias, antes de contratar uma.

O processo para acionar o seguro contra terceiros é bem simples. O segurado precisa fazer um boletim de ocorrência e logo entrar em contato com a seguradora.

Em contato com o segurado, a mesma vai solicitar alguns documentos. Se tudo estiver ok, então a companhia vai dar continuidade ao processo de indenização ao terceiro.

Além da proteção contra terceiros, os seguros veiculares possuem outras coberturas como a de danos morais.

Em caso de acidente, onde o terceiro sofre danos morais e estéticos, é possível que uma ação judicial ocorra.

Em uma situação assim, o seguro contra danos morais pode ser acionado e os prejuízos com tal ação, podem ser pagos pela indenização do seguro.

Ao analisar todos os pontos referentes ao seguro contra terceiros, é perceptível que ele é importante. O trânsito nas grandes cidades e até nas pequenas, vem aumentando e isso exige mais proteção. 

Deixe sua pergunta

Vídeo Seguro

Perguntas e Respostas

Meu carro tem 73.000km é ano 2011/2012, nunca bateu. modelo Kia Cerato, quanto custa só seguro contra terceiros de cobertura 100mil. Moro em Itajaí, o carro não tinha nenhum seguro e tenho 75 anos de idade.

Se você tem um carro Kia Motors Cerato 1.6 16V Aut. Ano 2011/2012, mora em Itajaí e quem dirige o carro é só você com 75 anos, poderá contratar um seguro contra terceiros na HDI Seguros ou na Aliro Seguro ambas as seguradoras cobrem até R$ 50.000 por danos materiais e corporais e a Alirio até R$ 5000 por danos morais. O custo é de R$ 5582

Gostaria de saber o valor de um seguro contra terceiro pra uma silverado turbo dlx 4.2 ano 1998

Um seguro contra terceiro para um Cheverolet Silverado Turbo DLX 4X2 MPFI 2P ano 1988, tendo como referência a cidade de São Paulo está em R$ 944,20 na Liberty Seguros e na HDI Seguros o preço é de R$ 2212,90, ambas incluem assistência 24 horas. Este valor varia dependendo do seu sexo, idade e a cidade onde você mora, entre outras coisas.

Se ambos os motoristas não se consideram culpados, qual deles deve acionar o seguro contra terceiros?

Em todo acidente de trânsito existe alguém responsável pelo acontecimento, se ambos não se consideram culpados, se deverá iniciar uma investigação para que o motorista que provocou o sinistro acione o seu seguro contra terceiros quem se ocupará de reparar o veículo da pessoa danificada. Lembre que antes, deve registrar um boleto de ocorrência (B.O)

Se acionar o seguro contra terceiros, eu pago a franquia?

O pago ou não disso vai depender do tipo de contratação do seu seguro, se a clausura diz que é de RFC (Responsabilidade Civil Facultativa), quer dizer que a sua seguradora só cobrirá os gastos causados pelos danos materiais, corporais ou morais contra terceiros e você deverá pagar sua franquia.

Tenho um fiesta sedan 1.6 2008. Quero 2 cotações: uma para seguro terceiros e outra para seguro total.

Para dar um valor mais exato, seria necessário ter todos os dados da pessoa que vai conduzir o veículo, a fim de avaliar o risco. No entanto, daremos um valor médio para esse veículo. O seguro completo pode sair por R$ 1700, incluindo as coberturas de casco, contra todo dano que o veículo possa sofrer. Já uma cobertura de responsabilidade civil facultativa unicamente custará muito mais barata, aproximadamente a metade.

Custo do seguro automotivo, todas as coberturas de terceiros. Carro: volkswagen fusca seríe ouro ano/modelo 1996? Grato

Para o caso do Volkswagen Fusca 1996, você deveria conferir se a seguradora aceita segurar o carro, em primeiro lugar. Se a cobertura é só contra terceiros, pode ser um pouco mais fácil. No caso do Fusca, pode ser até um 40% mais barato do que o seguro mais completo que inclui todas as coberturas que protegerão o veículo contra roubos e acidentes.

Gostaria de fazer um seguro contra terceiros e um corsa ano 1995 um que tenho até 10.000 . Espero resposta

Você pode contratar o seguro contra terceiros incluido no pacote de seguro básico com cobertura compreensiva. Para um Corsa 1995, o valor pode ficar em R$ 1300. Mas confira se a seguradora pode aceitar o seu veículo pelo ano de fabricação. A maioria não aceita veículos com mais de 10 anos.

Gostaria de saber o valor que pagarei para um seguro para terceiros sendo que o valor que pagarei ao terceiro seja de 150.000.00 para danos materiais e o mesmo para danos corporais

O valor do seguro de responsabilidade civil facultativa por danos materiais e corporais a terceiros será o valor mínimo calculado em uma cotação, uma vez que faz parte das coberturas básicas. Já para saber se haverá um valor adicional, é necessário saber qual a seguradora na qual você contrata o seguro. Algumas incluem essa indenização pelo preço básico, enquanto outras oferecem esse valor como cobertura adicional

Quanto custa o seguro de terceiros com acidente de caminhao e o motorista veio a obito

Você tem a possibilidade de contratar o seguro de responsabilidade civil facultativa com danos materiais e físicos. Neste último fica incluída a despesa tanto por feridas quanto por morte. O valor total das despesas ficará incluído no seu plano, que costuma ser de R$ 50.000 o mais básico. Já o custo é o que determina sua apólice, e depende do veículo segurado.

Tenho um carro fiat uno com 26 anos. Qual o seguro mais barato

Alguns dos seguros mais baratos para carros velhos que incluem somente a cobertura de danos a terceiros são a Liberty, a POrto Seguro Seguro e a Sulamérica. O seguro pode ficar pela metade do que um convencional.No entanto, você precisa conferir qual delas pode aceitar seu carro, uma vez que o limite é de 25 anos de fabricação.

Quanto que fica um seguro pr terceiros

Se você contratar o seguro para terceiros dentro de um plano básico com coberturas compreensivas, terá o preço que for avaliado para os riscos gerais do carro. Já se você fizer unicamente seguro por danos a terceiros, pode ficar bem mais barato. Se por exemplo, o seguro completo custa R$ 2000, o seguro de cobertura de responsabilidade civil facultativa pode custar uns R$ 1100.

Tenho um peugeot 106 ano 1998 e desejo fazer seguro contra terceiros, existe alguma seguradora que esteja aceitando

Sim, existem seguradoras que aceitam o seu veículo, pois está dentro do limite de até 25 anos de fabricação. Uma seguradora recomendada especializada neste tipo de veículos e em coberturas apenas por danos a terceiros é a Liberty. Costuma ter preços bem baixos e sem ter que fazer análise de perfil.

Queria apenas seguro colisão para terceiro

Você pode fazer o seguro contra terceiros unicamente, contratando a cobertura de responsabilidade civil facultativa por danos físicos e materiais. Isto é, inclui todos tipos de danos que você possa causar como consequência de uma colisão com seu carro. Algumas seguradoras como a Sulamérica e a Liberty têm produtos de fácil acesso e bons preços.

Quanto custa o seguro para terceiro para um corolla 2005 . E o que cobre para o terceiro e valor

Se o seguro compreensivo para o Toyota Corolla tem um preço médio de R$ 1900, fazendo somente a cobertura para terceiros o valor pode sair até pela metade, isto é aproximadamente R$ 1000. O seguro cobrirá qualquer tipo de dano físico que você possa ocasionar a outras pessoas, assim como também os danos materiais em veículos alheios.

Gostaria de informações e preço de seguro contra terceiros

O seguro contra terceiros é uma boa opção se você quiser ter alguma proteção mas não tem muito dinheiro. Além do mais, pode ser mais fácil se o problema for a aceitação de seu perfil. O preço fica sempre mais barato do que um seguro mais completo, podendo ainda ser pago em várias parcelas. Cobre qualquer tipo de dano que você possa causar a outra pessoa.

Fazem para táxi? ?

Sim, existem muitas seguradoras que fazem o seguro de danos contra terceiros para táxis. Aliás, para os táxis, a exigência de contar com o seguro de responsabilidade civil facultativa é maior. Você pode escolher o seguro Automais Mapfre, que conta com um bom pacote completo. Já para proteção unicamente de danos a terceiros você pode escolher a Porto Seguro ou Sulamérica.

Quanto custa um seguro contra terceiros?

O seguro contra terceiros pode ter um valor até 25% mais barato do que os seguros tradicionais. Porém, é preciso levar em conta que as coberturas serão menores. O valor exato vai depender de qual for a seguradora. No Bradesco, o seguro contra terceiros tem um preço que fica em torno de R$ 500.

Quero trabalhar como motorista da uber, e quero saber quanto está custando o seguro pra acidente pra terceiros?

Olá, o valor do seguro de acidente de terceiros, que pode cobrir danos físicos e materiais, está em média, em R$ 500. No Bradesco, se você contratar, terá um valor fixo de R$ 500. Na Sulamérica, o valor do seguro ficará em torno de R$ 477. Esses valores, além da proteção do seguro, incluem serviços de reboque, chaveiro e socorro mecânico.

Quero apenas seguro contra terceiros. Vcs realizam isso?

Sim, várias seguradoras dão a possibilidade de fazer unicamente o Seguro de Responsabilidade Facultativa, que é contra terceiros. O valor pode ser mais econômico do que as coberturas básicas de um seguro total. O custo do seguro pode ficar em torno de R$ 400 a R$ 700, dependendo do perfil do motorista que for contratar esta cobertura.

Seguro contra terceiros tem cobertura de guincho

O seguro contra terceiros pode ser contratado junto com um pacote de assistências e serviços, e isso pode incluir guincho. Na Liberty Seguros, por exemplo, a contratação do Seguro Auto Consciente, que tem cobertura apenas contra terceiros, você terá também disponível uma assistência de guincho para remover seu carro até a oficina ou ao local de residência.

Dá para fazer só contra terceiros?

Algumas seguradoras oferecem cobertura para terceiros, sem ter que contratar as demais. Na Porto Seguro, por exemplo, é possível contratar apenas a cobertura que garante o ressarcimento por danos a terceiros. Dessa forma, o seguro ficará bem mais barato. No entanto, não é recomendável fazer apenas essa cobertura, uma vez que a seguradora não cobrirá nenhuma despesa por danos ocorridos no veículo segurado.

Posso contratar a cobertura de terceiros sem danos morais?

Sim, a maioria das seguradoras oferecem danos morais como garantia extra.

Quando convém contratar seguro contra terceiros?

Sempre, é uma das coberturas mais importantes.

Posso contratar só cobertura de terceiros?

Sim, algumas seguradoras têm produtos só para danos a terceiros.

O seguro contra terceiros na verdade é pra segurar o bem de terceiros. E nao pra segurar o meu bem?

O seguro com cobertura para terceiros serve para ressarcir somente os danos causados a veículos alheios, e também para danos físicos a outras pessoas. O seu carro não estará protegido neste sentido. No entanto, trata-se de uma proteção pessoal uma vez que se não fosse por esta cobertura, você deveria arcar com todas as despesas, e isso poderia ser bem mais caro do que o pagamento do seguro.

Quanto custa o seguro de terceiro?

O seguro de terceiros tem sempre um preço mais barato do que um seguro com todas as coberturas, as chamadas compreensivas. O preço exato vai depender do seu perfil. Mas nunca varia tanto quanto um seguro completo. Se na análise de perfil o seguro com coberturas básicas sair por R$ 2000, o seguro só para terceiros poderá custar R$ 1000 ou até menos.

Preciso orçar um seguro contra terceiros

Você pode fazer o orçamento do seu seguro realizando uma cotação em nosso site. Bastará indicar todos os dados do veículo a segurar, incluída placa se for possível, além do CEP. Você obterá os resultados do seguro completo e também de outras opções com menos coberturas, como a de seguros contra terceiros somente. Assim, você pode comparar o quanto mais barato é do que um seguro completo

Deja tu calificación sobre Seguro Auto Contra Terceiros: Vale a Pena? | Simule e Contrate

Cote e Compare os melhores Seguros de Carro

© 2008 - 2023 oMelhorTrato.com® Todos os direitos reservados.