Cote e Compare os melhores Seguros de Carro Poupe até 40% no seu seguro automóvel!

O que é Seguro Auto e Como Fazer? Cote Online!

Os carros vêm se tornando bens cada vez mais caros. Hoje, não é possível comprar um veículo novo por menos de 50 mil reais. Portanto, todo cuidado é pouco com o carro. Então, o que é como fazer seguro de carro?

Ao comprar um veículo, o seguro se torna praticamente obrigatório. Não há como ficar sem um seguro, considerando os altos valores dos veículos.

Mas como fazer o seguro do carro? O que é, e como funciona a apólice? Se você busca mais orientações sobre o tema, acompanhe o nosso artigo e conheça mais sobre o seguro veicular.


O que é e como funciona o seguro automóvel?

O seguro veicular oferece diversas assistências ao seu contratante. Dentre aqueles, segue alguns mais relevantes:

  • Proteção contra acidentes, batidas e demais avarias no veículo;
  • Proteção contra perda total e furto;
  • Assistência a terceiros;
  • Assistência com guincho.
  • Seguro para condutor adicional;
  • Entre outras assistências.

Com essas proteções e outras, o seguro consegue ajudar o motorista em diversas situações que podem acontecer com qualquer pessoa.

Observando que as ruas e estradas estão cada vez mais movimentadas no Brasil, um acidente pode acontecer a qualquer momento em qualquer lugar. Assim, um bom seguro acaba se tornando indispensável.

Para contratar o seguro, basta o motorista ir até uma corretora especializada, ou fazer o contato diretamente com a companhia seguradora.

Depois, basta fazer uma boa avaliação dos preços e condições, além de uma comparação com outras seguradoras.

Assim, escolhendo a companhia, basta fazer o contrato e pagar os valores referentes ao contrato. Normalmente as seguradoras oferecem a possibilidade de parcelar o valor.

Em caso de sinistro, ou acidente, o segurado pode simplesmente acionar a corretora, ou a própria seguradora e solicitar assistência. A partir desse contato, a seguradora passa o que deve ser feito, oferecendo a assistência necessária ao motorista.


Seguro Automóvel: Coberturas

Podemos dizer que as seguradoras possuem as coberturas universais, ou seja, coberturas que todas as seguradoras que comercializam são iguais e elas são as coberturas de:

  • Roubo/Furto e Incêndio
  • Roubo/Furto e Casco
  • Roubo/Furto, Incêndio e Casco
  • Responsabilidade Civil
  • Compreensiva

Lembrando que sempre as seguradoras disponibilizam a possibilidades de coberturas adicionais, que podem ser ou não de necessidade do segurado, sendo assim, sempre é bom contatar um corretor.

Seguro auto cobre arranhões?

Esta pergunta é clássica entre os segurados, pois a definição que temos é que o prejuízo ao veículo tem que atingir o valor da franquia para liberação do reparo perante a seguradora, contudo, muitos arranhões não chegam ao seu valor de franquia. Porém, hoje as seguradoras têm a opção de algumas coberturas adicionais que podem vir a cobrir arranhões, como é o caso por exemplo de reparos rápidos, reparos em para-choque ou serviço de martelinho de ouro. Essas coberturas são passíveis de franquia, pré-determinada pela seguradora no momento da contratação, e lembrem-se é necessário que se faça a opções por essas coberturas.

Seguro Auto: Cobertura de Vidro

Esta é uma cobertura adicional que vale muito apena, apesar de mesmo com a contratação termos que pagar um valor de franquia, mas são valores bem pequenos em relação a troca de um vidro novo, além de vidros como o para-brisa e vidros laterais, esta cobertura é estendida aos retrovisores, faróis e teto solar, por ser uma cobertura que exige franquia em sua utilização, o valor da mesma agregada ao seguro é baixa.

O que o seguro de automóvel não cobre?

Esta é uma pergunta que devemos nos fazer sempre antes de contratar ou não um seguro, nas condições gerais, existe algumas causas de exclusão de coberturas próprias, mas podemos citar, como cobertura de exclusão universal, as seguintes:

  • Sinistro decorrente de ato ilícito.
  • Fraude.
  • Motorista não habilitado ou com carteira de habilitação suspensa.
  • Eventos provenientes de guerra, rebeliões, revoluções, confiscos, tumulto, motim,
  • greves.
  • Convulsões da natureza, salvo as expressa nas condições gerais e contratadas.
  • Danos causados decorrente de competições, apostas e provas de velocidade.
  • Entre muitos outros que podem ser consultados no site da SUSEP no plano Padrão de Automóveis.

Como fazer seguro de auto?

Antes de contratar o seguro, é importante fazer uma boa pesquisa, procurando companhias de confiança, os melhores preços e os planos mais completos. Você pode fazer isso aqui, ao oMelhorTrato.com, usando nossa cotação de seguro auto.

Depois de fazer essa pesquisa, chegou a hora de contratar o seguro, O contato pode ser feito através de uma corretora de seguros ou diretamente junto a companhia.

Na hora de contratar, a pessoa precisa enviar os documentos solicitados e aguardar a confecção da proposta. Com a proposta em mãos, basta o interessado pagar o boleto e o seguro está ativo.

O que precisa para fazer seguro de carros?

Existem alguns documentos necessários para fazer o seguro, entre eles:

  • Documentos pessoais, como o RG, CPF ou CNH;
  • Documentos do veículo: CRV (Certificado de Registro do Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do veículo).

Normalmente, são esses documentos solicitados aqueles que procuram fazer a contratação do seguro veicular.

Documentos necessários para fazer um seguro de auto


O que é vigência de apólice?

A vigência de apólice se inicia às 24 horas do dia do início do contrato. Ou seja, se o início se dá no dia 10 de setembro, a meia noite do dia 10, ou zero hora do dia 10, se inicia a vigência do seguro.

É comum confundir o início da vigência, com o pagamento do primeiro boleto, ou do boleto único, mas não é assim, a vigência se inicia à zero hora do primeiro dia do contrato.


Quando começa a cobertura do seguro?

Normalmente a cobertura inicia junto à vigência do seguro. Portanto, se a vigência se dá no dia 10 de setembro, a partir da zero hora, a cobertura também vai começar à zero hora do mesmo dia.

Porém, nem sempre a vigência e a cobertura se iniciam juntas, ou terminam juntas.  Antes de contratar o seguro, é importante analisar as coberturas e conhecer os períodos de cada uma.

Por exemplo, pode acontecer do contrato de seguro ter 12 meses, mas a cobertura para determinado sinistro, durar mais ou menos. Por isso, é necessário avaliar isso junto a companhia ou corretora.

Cote e Compare os melhores Seguros de Carro

Deixe seu comentário sobre Minuto Seguros

Conte-nos sua experiência e como eles o trataram nesta empresa.

Por favor, escreva críticas construtivas para ajudar outras pessoas a escolher melhor. Comentários inapropriados não serão publicados.
...

Comentários sobre
Minuto Seguros

(29 comentários / 5.0 estrelas de 5)

See more

Deixe seu comentário sobre Segure Seu Carro

Conte-nos sua experiência e como eles o trataram nesta empresa.

Por favor, escreva críticas construtivas para ajudar outras pessoas a escolher melhor. Comentários inapropriados não serão publicados.
...

Comentários sobre
Segure Seu Carro

(24 comentários / 4.6 estrelas de 5)

See more

Deixe seu comentário sobre Compareemcasa.com.br

Conte-nos sua experiência e como eles o trataram nesta empresa.

Por favor, escreva críticas construtivas para ajudar outras pessoas a escolher melhor. Comentários inapropriados não serão publicados.
...

Comentários sobre
Compareemcasa.com.br

(42 comentários / 5.0 estrelas de 5)

See more

O que significa casco no seguro do carro?

O casco ou seguro de casco é uma expressão utilizada para denominar a cobertura que o seguro oferece sobre a lataria do veículo.

Por exemplo; os danos provocados por um acidente ou batida são cobertos pelo seguro de casco. Outro nome utilizado para seguro de casco é seguro auto, ou  próprio seguro de carro.

Como funciona a indenização de seguro auto?

No caso da indenização sobre o valor total da apólice, os recursos são pagos ao segurado. Existe também a possibilidade da seguradora pagar os valores diretamente à instituição financeira, caso o veículo esteja financiado.

Se após o pagamento a instituição financeira, ainda faltar valores a serem pagos, então o segurado deverá pagar. Por outro lado, se mesmo pagando o financiamento ainda sobrar dinheiro para receber, a seguradora fará o envio dos recursos ao segurado.

Em caso de batida ou acidente, a indenização é paga diretamente à oficina que fez o reparo. Portanto, não há valores ao segurado.

Quais as coberturas básicas que podem ser contratadas no seguro automóvel?

Para assimilarmos melhor as coberturas básicas de um seguro automóvel vou apresentar abaixo.

Roubo/Furto e Incêndio

  • Pode ser contatada sozinha
  • Protege unicamente o seu automóvel desses imprevistos.
  • Geralmente não possuem franquias, pois a cobertura é somente para perda total do veículo.

Responsabilidade Civil a Terceiros

  • Pode ser contratada sozinha
  • Protege exclusivamente o terceiro, podendo ser contratadas as coberturas de Danos Materiais, Danos Corporais, Danos Morais APP (Acidente por passageiro)
  • Também não possui franquia, pois o mesmo só tem cobertura aos terceiros.

Cobertura Compreensiva

  • Engloba as duas coberturas acima
  • Protege o seu veículo e o do terceiro
  • Possui franquia, podendo ser: Obrigatória, Reduzida, Majorada
  • Geralmente possuem uma assistência 24 horas mais ampla ao segurado.


Quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização?

De acordo com a Circular 302 de 19/09/2005 da SUSEP, na Seção XI – Da Liquidação de Sinistros, artigo 72 § 1º2, toda, e qualquer seguradora, tem o prazo máximo de 30 dias para pagamento do sinistro ao seu segurado, sendo o prazo contado a partir da recepção de todos os documentos exigidos à seguradora.

Qual o prazo para a seguradora entregar o veículo?

Em caso de reparo do veículo, a seguradora não fica obrigada a entregar o carro, mas ela tem o prazo corrido de 30 dias para liberar o conserto, já o conserto pode variar muito, pois muitas das vezes as oficinas referenciadas estão cheias, ou tem problemas de peças em falta no mercado. Este é um dos motivos muito importante em considerar o carro reserva por mais de 7 dias, pois os reparos podem durar mais tempo e você fica sem o seu meio de transporte.

Seguro de automóvel: quem pode conduzir?

Costumo dizer que carro é que nem namorada (o), a gente não empresta a ninguém, nem por 5 minutos, contudo se em uma emergência, caso esporádico, alguém precisar pegar o seu carro e acabar acontecendo algum acidente, a seguradora irá analisar e poderá liberar o conserto, como também, se não for constatado o correto, ela pode se negar. Porém temos algumas exceções que o seguro realmente não irá cobrir o dano, como por exemplo:

  • Condutor sem ou com Carteira de Habilitação Nacional (CNH) vencida/suspensa.
  • Condutor que esteja infringindo alguma lei de trânsito grave.
  • Condutor com idade entre 18 a 25 anos e não tenha contratado a cobertura.
  • Condutor residente que não esteja no perfil.

Vale ressaltar que sempre as seguradoras pedem para identificar o principal condutor, e nesse ponto devemos sempre agravar o questionário, utilizando sempre o mais novo condutor.

Mas lembrem-se, carro é igual namorada (o), nunca empreste a ninguém, nem por 5 minutos.


Posso ter dois seguros de automóvel?

Por regra, não podemos ter dois seguros de veículo, pois o seguro não é algo que seja para nos enriquecermos, e sim para nos precavermos, sendo assim, não há o porquê termos dois seguros do mesmo bem.

E como as seguradoras trabalham com sistema de bônus, somente uma apólice pode se utilizar dela.

A única possibilidade de haver duas seguradoras para proteção de um bem é em caso de Cosseguros, onde uma seguradora repassa a outra parte da responsabilidade pelo veículo, e quando isso acontece, a distribuição deve ser expressa na apólice do segurado.

Pode fazer seguro de carro em nome de terceiro?

Sim, um terceiro pode fazer o seguro do veículo, mesmo que não seja o proprietário. Porém, as pessoas envolvidas precisam ficar atentas às regras da companhia seguradora com relação às coberturas.

Por exemplo; existem seguros que cobrem mais do que um motorista, mas há outros que não, ou possuem coberturas parciais. Portanto, antes de contratar o seguro, faça uma boa análise das coberturas e de como elas funcionam.


Seguro automóvel em caso de morte

Se o titular do seguro falecer no meio de uma situação de sinistro, ou em algum procedimento onde o seguro está sendo acionada, a seguradora deverá ser comunicada e uma série de documentos será solicitada para dar continuidade ao procedimento.

Mesmo com o falecimento do titular, não há prejuízos às pessoas envolvidas com relação ao seguro. Inclusive, caso haja necessidade de encerrar o seguro devido ao falecimento do titular, o procedimento pode ser feito, sendo necessário comunicar a seguradora e enviar os documentos solicitados.

Como funciona o seguro de carro PCD?

As pessoas com deficiência (PCD) e que possuem carro também podem fazer um seguro veicular. O seguro veicular para o público PCD possuem algumas diferenças, principalmente no que tange às coberturas, além da isenção dos impostos na aquisição do veículo.

Diferente dos carros adquiridos normalmente, aqueles que são comprados por PCD acabam tendo o benefício da redução dos impostos, como o IPI e ICMS. Assim, na apólice do seguro, essa isenção é levada em consideração também, até porque o valor do bem é diferente, devido à isenção.

Com relação às coberturas, a mobilidade reduzida do segurado pode exigir a inclusão de mais coberturas, como: assistência mais rápida para casos de pane seca ou elétrica.

Conclusão

Por se tratar de um bem tão valioso, os carros parecem um seguro. O seguro veicular é praticamente uma obrigação para todos os motoristas. Para fazer a contratação, o interessado precisa entrar em contato com uma corretora, ou diretamente com a seguradora.

Antes de fazer a contratação é importante fazer uma pesquisa e conhecer as coberturas dos seguros e os valores. Depois, já decidido por qual seguro contratar, a pessoa deverá manifestar o seu interesse e enviar a documentação solicitada. A partir da emissão da apólice com as datas de início da vigência e da cobertura, o motorista estará com o seu veículo protegido e poderá utilizar o carro sem grandes preocupações. 

Deixe sua pergunta

Vídeo Seguro

Mapa Seguro

Perguntas e Respostas

O carro não foi utilizado mais resolvemos emplacar ele ainda é considerado carro zero ou apos o emplacamento já é considerado usado?

Se o carro ainda não foi utilizado, ele ainda será considerado um 0 km, pois ainda não conta com nada de rodagem. É o que mais interessa à seguradora. De qualquer forma, o importante é ver também o ano de fabricação do veículo, que com certeza, será muito recente. Esse valor é usado geralmente para cotar o seguro.

Qual vantagem de segurar auto 2003

Em princípio, não haveria vantagens em segurar um carro com esse ano de fabricação, pois pode resultar um pouco mais caro. No entanto, se você conseguir alguns produtos especiais, como o seguro de carro popular que permite a reposição com peças de reúso, o seguro pode ficar um pouco mais barato.

Qual valor médio do seguro de um hrv 2019 0 km?

O preço do seguro para um HRV novo em folha modelo 2019 é variável, e podemos encontrar preços que vão de R$ 1300 a mais de R$ 2200. O perfil do condutor é um fator chave que determina riscos diferentes de sofrer acidentes ou qualquer outro tipo de sinistros, e é o que faz principalmente o preço do seguro variar bastante.

Carro palio 2013 qual o valor? Idade 55 anos e dirijo ja há uns 10 anos

Para saber ao certo o valor do seguro do seu Fiat Palio 2013, é necessário conhecer qual a localidade onde você mora. Os dados da carteira de motorista e da idade ajudam um pouco para saber o valor. Mas também é necessário dizer onde o carro fica guardado à noite, qual é a frequência com que dirige, etc. E também possível bônus por renovação.

Bom dia , meu carro e fiesta 1.0 2012 preciso fazer hoje o seguro vencimento. Tenho um de uma empresa que ja faço ha 3 anos. Dessa vez achei mto caro,favor avaliar ,se possivel na parte da manhã de hoje. Agradeço

O que você poderia tentar para conferir o valor de seu seguro o quanto antes é utilizar nosso simulador online, cotando pela Bidu Corretora ou a Compara online. Ali, você verá os resultados de cotações para o seu Fiesta 2012 em várias empresas seguradoras. Você também pode ver os detalhes de parcelamento, com o máximo de vezes que pode pagar sem juros.

Carro palio 2013 qual o valor? Idade 55 anos e dirijo ja há uns 10 anos.

Para saber ao certo o valor do seguro do seu Fiat Palio 2013, é necessário conhecer qual a localidade onde você mora. Os dados da carteira de motorista e da idade ajudam um pouco para saber o valor. Mas também é necessário dizer onde o carro fica guardado à noite, qual é a frequência com que dirige, etc. E também possível bônus por renovação.

Bom dia , meu carro e fiesta 1.0 2012 preciso fazer hoje o seguro vencimento. Tenho um de uma empresa que ja faço ha 3 anos. Dessa vez achei mto caro,favor avaliar ,se possivel na parte da manhã de hoje. Agradeço

O que você poderia tentar para conferir o valor de seu seguro o quanto antes é utilizar nosso simulador online, cotando pela Bidu Corretora ou a Compara online. Ali, você verá os resultados de cotações para o seu Fiesta 2012 em várias empresas seguradoras. Você também pode ver os detalhes de parcelamento, com o máximo de vezes que pode pagar sem juros.

Posso contratar um seguro online com qualquer companhia?

Não, lamentavelmente ainda não são todas as empresas que oferecem serviço online.

Quanto tempo é a cobertura?

A vigência de cada seguro é variável, depende do contrato que você assine, verifique esta informação na sua apólice.

Tenho um carro do ano 2000 posso segurá-lo?

Solicite uma cotação e verifique que empresa assume riscos com veículos desse ano, muitas empresas não assumem.

Deja tu calificación sobre O que é Seguro Auto e Como Fazer? Cote Online!

Cote e Compare os melhores Seguros de Carro

© 2008 - 2022 oMelhorTrato.com® Todos os direitos reservados.