Cote e Compare os melhores Seguros de Carro

Poupe até 40% no seu seguro automóvel!

O que é e como contratar o melhor seguro para seu automóvel?

Você conseguiu comprar seu tão sonhado carro, agora pode ir para o trabalho sem ter que usar um transporte público e pode sair para passear com a família quando quiser. Que tal contratar um seguro para proteger seu veículo? Conheça a seguir tudo o que você precisa saber sobre os seguros, que tipos existem, como se contrata, sobre as coberturas e muito mais.

O que é um seguro para automóvel?

Um SEGURO é um contrato que se faz entre uma empresa seguradora e um cliente que em geral é o proprietário do veículo. Por meio desse contrato o cliente paga um valor determinado a seguradora e ela se responsabiliza pelos gastos que possam ocorrer ao veículo segurado em certos eventos (determinados no contrato). Com o seguro você protege seu patrimônio, sua família e também outros veículos que possam estar envolvidos.

Hoje em dia existem muitos outros tipos de seguros além do seguro para veículos. Você pode encontrar seguros de vida, para viagens, para seus imóveis, para seu celular e sua computadora, para seus cartões de crédito, e muitos outros.Porém aqui focaremos nos seguros seguros para automóvel.

O que é o prêmio de um seguro?

PRÊMIO é o valor que o segurado (cliente) paga à empresa seguradora pelo serviço que presta. Esse valor é calculado para cada veículo em particular e o resultado depende de diferentes fatores, entre eles:

  • O tipo de cobertura contratada.

  • Modelo e ano do veículo segurado.

  • Onde será guardado o carro.

  • Principal uso do veículo (para trabalho, para passeio, etc.).

  • Idade e gênero do motorista.

  • Experiência e trajetória como motorista

Algumas empresas podem solicitar mais dados e especificações, outras menos. Em geral as seguradoras oferecem diferentes prazos e formas de pagamento do prêmio para se adequar às necessidades de cada cliente.

Coberturas oferecidas pelas seguradoras

As coberturas são os serviços que as empresas oferecem aos seus clientes. Embora cada empresa utilize termos diferentes podemos encontrar os seguintes tipos de coberturas:

    A. COBERTURAS BÁSICAS para casos de incêndios, acidentes, roubos ou furtos que possam ocorrer ao seu veículo. Cada empresa oferece linhas diferentes que combinam estas coberturas. Para ter o veículo segurado é fundamental contratar uma cobertura básica.

    B. COBERTURAS ADICIONAIS são aquelas que o cliente pode somar à linha básica que já escolheu se quiser ter um seguro mais completo. Existem milhares de propostas, cada empresa oferece diferentes tipos, em geral são opções para reboque, proteção de faróis e vidros, opções de transporte extra, serviços especiais para o veículo, entre outros.

    C. Outro item muito importante é a COBERTURA CONTRA TERCEIROS que serve para proteger as vítimas de acidentes onde se demonstra que o culpável foi o segurado. Esta cobertura pode ser por danos materiais ao veículo alheio ou por danos pessoais e morais aos passageiros desse veículo. Algumas empresas de seguros oferecem esta cobertura dentro das coberturas básicas, outras como cobertura opcional.

O que é o Seguro Auto Popular?

Se bem não todas as empresas oferecem um seguro com este nome, SEGURO AUTO POPULAR,  é possível encontrá-lo em todas, porque simplesmente é um seguro econômico que cobre os inconvenientes mais básicos que o motorista pode ter.

O que é o Seguro Compreensivo?

O termo SEGURO COMPREENSIVO se refere ao seguro que combina coberturas básicas e coberturas opcionais oferecendo assim um serviço muito completo e dando maior tranquilidade ao motorista segurado e oferecendo cobertura a terceiros.



Cote e Compare os melhores Seguros de Carro



O que é uma apólice de seguro?

A APÓLICE é o nome do contrato que o cliente assina com a seguradora. Neste contrato estão detalhadas as coberturas do serviço contratado, os custos e todos os direitos e obrigações de ambas partes, segurado e seguradora.

Este documento é muito importante, porém não é o único. Também o documento onde estão detalhadas as condições gerais dos seguros é importante, neles estão melhor explicadas todas as condições de cobertura, os termos, como proceder em caso de acidente, como cancelar ou renovar o seguro, etc.

Capital Segurado ou Indenização do seguro?

CAPITAL SEGURADO e INDENIZAÇÃO são sinônimos, porém o termo Capital Segurado é usado no âmbito dos seguros de vida e Indenização no caso dos seguros de automóveis. Estes termos se referem à quantia que a seguradora deve pagar ao segurado na ocorrência de algum sinistro previsto na apólice do seguro. O valor da indenização está diretamente ligado à cobertura contratada e ao tipo de acidente ou evento que prejudica o cliente.

O que é o sinistro do seguro?

O termo SINISTRO indica um evento casual e involuntário, já previsto na apólice do seguro. Justamente é deste evento do qual você se protege com a contratação de um seguro. Quando ocorre, enquanto você puder deve dar aviso à seguradora. Em geral isso se faz por telefone, porém cada empresa pode ter formas de operar diferente, não esqueça de conferir isso no momento da contratação.

Como calcular o valor do seguro para automóvel?

Como já foi dito anteriormente o custo do seguro é determinado levando em conta muitos fatores, isso faz com que o cálculo deste valor seja complexo. Você pode realizar uma cotação online para conhecer o valor estimado do seguro.

Você pode realizar a cotação no site da empresa seguradora onde você deseja contratar o seguro. Porém recomendamos utilizar simuladores que oferecem cotações de diferentes agências para poder comparar os benefícios de cada seguro. Conheça aqui no nosso site alguns simuladores confiáveis para realizar estas operações.

Como contratar o seguro para o carro?

Existem variadas formas de realizar a contratação de um seguro para o seu veículo, tudo vai depender de sua escolha porque cada empresa tem suas formas, em geral podem ser:

Contratação online

Se cadastrando no site oficial e solicitando uma proposta.

Contratação de forma telefônica      

Com um procedimento similar ao anterior, porém pelo 0800 da seguradora.

Contratação de forma pessoal

Na agência oficial ou com um corretor da seguradora que você escolheu.

Em todos os casos você deverá dar informações sobre o veículo e sobre o segurado. Em caso de ir pessoalmente verifique os documentos necessários para levar.

O procedimento para escolher o melhor seguro de veículo é longo, informe-se bem sobre as condições de todas as ofertas e compare o custo-benefício de cada um dos planos de seguro. Aproveite e veja aqui no nosso site as condições gerais dos todos as seguradoras que atuam no mercado brasileiro e utilize os simuladores para agilizar o procedimento de cotação com segurança.

Vídeo Seguro

Deixe sua pergunta ou comentario

Mapa

Perguntas e Respostas

Posso contratar um seguro online com qualquer companhia?
Não, lamentavelmente ainda não são todas as empresas que oferecem serviço online.
Quanto tempo é a cobertura?
A vigência de cada seguro é variável, depende do contrato que você assine, verifique esta informação na sua apólice.
Tenho um carro do ano 2000 posso segurá-lo?
Solicite uma cotação e verifique que empresa assume riscos com veículos desse ano, muitas empresas não assumem.

Deixe sua tu avaliação sobre O que é e como contratar o melhor seguro para seu automóvel?

(4,67) / 3 Avaliações

Avaliação: 4
Comentário: Obrigada pela informação
Avaliação: 5
Comentário: Ficou bastante claro! Obrigado
Avaliação: 5
Comentário: Sempre tive seguro de veículo é muito bom contar com ele.

Cote e Compare os melhores Seguros de Carro