A resposta para essa pergunta é sim, é possível fazer um seguro de carros financiados e recuperados! Porém é preciso ter em conta alguns detalhes que a seguir te contamos, para que você não tenha inconvenientes com a proteção do seu veículo, independentemente da forma em que adquiriu esse automóvel.
As seguradoras que aceitam carros com sinistro?
Sim, as companhias de seguro e cooperativas aceitam carros com sinistro, sempre que a documentação apresentada esteja correta e a avaliação do veículo, feita na vistoria, seja aprovada. Claro que a seguradora tem o direito de se negar a oferecer uma cobertura para um determinado veículo, mas em geral, se tudo está bem, não há motivos para não assegurar seu carro.
Se você fez um contrato de seguro e pagou à vista ou a primeira parcela, e depois a seguradora cancelou o serviço, você deverá receber de volta a mesma quantia paga.
Seguro para carros recuperados: como funcionam?
O seguro para carros recuperados é igual que o seguro para um carro semi novo ou 0 km. Você pode escolher as coberturas de casco que precisar, e se quiser a cobertura para terceiros e para seus passageiros, com o alcance que achar conveniente para o uso que faz do veículo. Quase não há diferenças.
Mas, para ter um seguro, um carro que já passou por um sinistro deve apresentar os comprovantes do fato ocorrido e passar pela vistoria na oficina indicada pela seguradora. Na vistoria será determinado se o veículo está ou não em condições de circular. Se esta vistoria for aprovada, o resto do funcionamento do seguro é igual.
Seguro Auto Perda Total de veículo financiado
A Perda Total do veículo no Seguro Auto é dada quando:
-
O veículo é roubado e não aparece
-
O veículo sofre um sinistro e sua reparação custa mais que 75% do valor do carro
No caso de Perda Total do veículo, o segurado irá receber uma indenização de acordo com o estabelecido na sua apólice. A quantia pode ser Determinada, quando a indenização é equivalente ao valor da nota fiscal de compra do carro; ou Referenciada, quando se faz os cálculos por uma referência, como a Tabela Fipe.
Para obter essa indenização primeiro se faz o boletim de ocorrência e se avisa à empresa seguradora. Após os avisos será feita um análise da situação para verificar que o sinistro não foi intencional e que estão as condições para que a seguradora faça a indenização. De ser aprovado, a seguradora têm um prazo de 30 dias para fazer o pagamento. Além disso, desde o momento do acidente, onde se constata que o veículo deu perda total as coberturas do seguro são canceladas, porque o objeto segurado já não está exposto a nenhum risco.
Como é a indenização do seguro de um veículo financiado que foi roubado?
Se você tem um carro financiado que é roubado, podem ocorrer duas situações:
-
Se você já pagou o total do valor do veículo, irá receber o total da indenização do seguro
-
Se você ainda tem parcelas para quitar, parte da indenização é paga ao vendedor do carro, para fazer o pagamento total do veículo, e o saldo é entregue ao segurado.
Diferentemente de um acidente, para que a seguradora dê Perda Total do carro em caso de roubo ou furto devem passar alguns dias, dependendo da empresa podem ser entre 5 e 10 dias. Esse período é considerado para esperar a recuperação carro.
Veículo recuperado de furto faz seguro?
Se o veículo furtado foi encontrado com muitos danos a seguradora determina a Perda Total. Más pode ocorrer que tenha somente Perda Parcial, isto é, quando a reparação do veículo custa menos que 75% do valor dele na Tabela Fipe. Neste caso o veículo é levado à oficina para o procedimento, aqui é que o segurado deve pagar a franquia e a seguradora o saldo do concerto. Neste caso o seguro continua como estava: o segurado paga a parcela que corresponde e a seguradora assume os risco.
Também é possível que de acordo com a vistoria feita a seguradora se negue a cobrir os riscos ou queira mudar os termos do contrato do seguro, lembre-se que o valor de um carro sinistrado é 30% menor do que o veículo sem sinistro, aproximadamente.
É possível fazer seguro de veículo de leilão?
Os veículos chegam a um leilão por diversos motivos, alguns porque sofreram acidentes, outros porque foram recuperados de um roubo após o pagamento da indenização e outros simplesmente porque a financeira ou banco não recebeu o pagamento das parcelas. Então você pode encontrar veículos quase 0km e outros recuperados em um leilão.
Isso não impede que se faça um seguro de carros de leilão, porém as seguradoras têm o direito de se negar a oferecer uma cobertura e isso pode ocorrer em carros que foram recuperados de acidentes graves. Além disso é possível que a indenização não seja de 100% do valor da Tabela Fipe, seja menos, justamente porque o veículo foi comprado à um menor preço.
Seguro Auto – Carro de consórcio
Adquirir uma carta de crédito para comprar seu veículo é como financiar uma compra: você recebe o dinheiro para o carro e continua pagando as parcelas do consórcio. Cada instituição tem suas regras, lembre-se que tanto instituições financeiras como seguradoras podem oferecer consórcios para a compra de veículos. É provável que encontre benefícios ao contratar um Seguro Auto com a mesma empresa.
Tenha em conta que em alguns consórcios é exigido um seguro, em outros se oferece adicionalmente. Mas esse seguro é o Seguro Prestamista, que visa a garantir que você possa fazer a quitação das parcelas do consórcio.
Então… É possível fazer seguro de veículo sinistrado?
Para resumir: sim, é possível fazer um seguro para carros recuperados de sinistro, para carros de leilão e demais veículos, sempre que cumpram com os requerimentos das seguradoras e que a vistoria seja aprovada. Mas isso pode implicar que o dono do veículo tenha mais requerimentos e apólices de menor valor, dependendo do sinistro em que o carro esteve involucrado.
Para conhecer a exata situação do seu carro faça sua simulação. Aqui no nosso site você pode usar o simulador gratuito e rapidamente ver algumas propostas de seguros ou proteções veiculares para seu carro. Simule e compare as propostas para escolher a melhor alternativa.
Autor:Cristian Cristian Rennella
Atualizado em: 14/06/2023
Preguntas Frecuentes
Tenho que indicar na análise de perfil como comprei o veículo?
Em geral sim, e também deve apresentar a documentação do seu veículo e consequentemente comprovar como fez a compra
O processo para contratar é o mesmo?
Sim, você faz a análise, depois de escolhido o plano a documentação deve ser encaminhada o feita a vistoria no automóvel, depois resta assinar a apólice
São queridos documentos especiais?
Sim, dependendo do tipo de sinistro ocorrido com o veículo serão solicitados documentos extras.