Visando satisfazer as necessidades econômicas de uma boa parcela da população, as entidades financeiras desenvolvem e oferecem soluções de empréstimos para assalariados. O importante é detectar as características próprias deste público, com a finalidade de encontrar as possibilidades e assim providenciar-lhes um produto sob medida. Trabalhadores de empresas privadas contam hoje em dia com a vantagem de poderem pedir dinheiro emprestado no banco em que recebem o salário, mas também podem procurar outras pelo mercado de créditos. Confira quais são todas essas possibilidades que um assalariado tem.
Como Fazer Empréstimo Sendo Assalariado
Os empréstimos para os trabalhadores com carteira assinada são fáceis de fazer, principalmente por conta do salário fixo. A carteira assinada abre um leque de possibilidades, que se traduzem em mais dinheiro e também em juros mais baixos. Existem entidades que se especializam mais do que outras em empréstimo para funcionários de empresas privadas. Por isso, quando você for contratar, preste atenção ao público-alvo do banco ou financeira. Algumas empresas só fazem empréstimo para quem trabalha no setor público, pois consideram esse tipo de emprego mais duradouro e seguro.
No entanto, encontramos uma grande quantidade de entidades que também oferecem produtos bons para assalariados do setor privado, e com custos tão baratos quanto os dos servidores públicos ou de aposentados e pensionistas. Vai depender é claro, da análise de crédito, que é o que vai determinar se o emprego e se a renda mensal são o forte suficientes para aprovarem um bom empréstimo.
Veja Alguns Empréstimos Fáceis e Rápidos Para Fazer
Diante de tanta burocracia que escutamos sobre os empréstimos, é lógico que uma das condições mais atrativas será a rapidez e a facilidade para contratar um. A maneira mais fácil de contratar um empréstimo para um assalariado é aproveitar o banco qual recebe ou tem uma conta corrente. Se você for correntista de um banco há muito tempo, existe a possibilidade de contar com um empréstimo que não precise de análise, isto é, um empréstimo pré-aprovado. De acordo com sua movimentação de dinheiro na conta, o banco define um limite máximo que você pode pegar quando quiser. Estes são alguns empréstimos rápidos:
-
Banco do Brasil Automático
-
Itaú Crédito Automático
-
Bradesco Empréstimo Automático
-
Citibank Crédito Digital
Todos esses empréstimos, além de saírem com rapidez, são ideais pois contam com taxas de juros baixas e com a possibilidade de serem contratados online. Isto é, têm a vantagem adicional de poupar você de fazer longas filas.
Uma Solução Prática: Fazer Empréstimo Online
O empréstimo online, com o advento das tecnologias, tem se tornado uma forma proveitosa de pedir dinheiro. Você pede seu dinheiro em poucos minutos de seu computador ou inclusive de seu aplicativo e pronto. Para enviar os documentos, é só tirar fotos e encaminhar para a financeira. Veja abaixo algumas das possibilidades:
-
Citibank Crédito Digital. É necessário ter conta no banco. O empréstimo é contratado online e com taxas baixas
-
Banco do Brasil Automático. Basta ter conta no banco e fazer a contratação online, digitando número de conta e agência
-
Bradesco. Igual que o anterior, mas para correntistas Bradesco
-
Geru. Empresa totalmente online, você pode ter conta de outro banco
-
Losango. Você contrata online e tem 36 meses para pagar
-
Agiota Fácil. Empréstimo online inclusive para quem tem nome sujo.
Quando o Empréstimo para Assalariado É Confiável
Uma característica que o empréstimo para assalariados tem é que é seguro. Porém, para ser inteiramente confiável, vai depender de você como solicitante e tomador. Como primeira medida, só deve confiar nos empréstimos oferecidos por entidades sérias e creditadas. Nenhuma delas deve exigir dinheiro antecipado. O que elas podem fazer é pedir documentos para realizar a análise de perfil de seu cadastro, e a partir disso determinar se liberam o dinheiro e sob que condições. Mas nunca podem pedir que você deposite dinheiro ou envie senhas online.
Quando o empréstimo é online, seja por uma plataforma da Internet ou por um aplicativo de celular, tende a ser mais seguro, pois os dados que você envia são direcionados para uma base de dados totalmente segura. Nela, os dados são analisados somente pela equipe da empresa, que são os que depois entram em contato com você para oferecer as propostas de empréstimo.
Pagamento com Débito em Conta: Uma das Modalidades Mais Comuns nos Bancos
Essa é uma das modalidades de um empréstimo para assalariado. Vem a substituir outras formas de pagamento como o boleto bancário ou o carnê, e tem suas próprias vantagens. Permite que o pagamento seja mais prático, pois o dinheiro é descontado diretamente do saldo em conta corrente. Isso significa que você não tem que ir ao banco e fazer filas todo mês para quitar uma parcela.
A outra facilidade está na taxa de juros e os prazos que o empréstimo que o débito em conta pode ter. Pela confiança entre cliente e banco, em alguns casos as taxas de juros podem ser bem baixas e em prazos realmente longos, de até 60 meses. Isso vai permitir também que você possa pegar mais dinheiro, e para usar em tudo o que quiser, sem ter que consultar ao banco. O débito em conta é muito comum para qualquer pessoa que possua conta corrente.
Empréstimo com Desconto em Folha: Uma Ótima Opção para Assalariados
Dentre todos os produtos que o mercado oferece, empréstimo consignado, ou empréstimo com desconto em folha, pode ser o melhor para um assalariado. Se você trabalha em uma empresa privada, confira se o banco em que recebe permite fazer o empréstimo com desconto das parcelas de seu salário, da folha de pagamento. As vantagens desse empréstimo são múltiplas, como se detalha abaixo:
-
Empréstimo rápido
-
Pode ser contratado sem importar se há restrições no nome
-
Portanto, não há consulta no SPC ou no SERASA
-
Taxas de juros sempre baixas
-
Pagamento automático das parcelas
-
Prazos mais longos para assalariados
Os únicos dois requisitos são que o banco ofereça o produto e que sua empresa tenha convênio com essa entidade onde vai fazer o empréstimo. Além do mais, a margem consignável deve estar livre, não totalmente usada para outras consignações em folha
Empréstimo para Assalariado de Empresa Privada
Quem trabalha em uma empresa privada, terá que ter em conta quais são as condições que a instituição pode impor para liberar um empréstimo. No caso do empréstimo consignado é fácil de determinar se o dinheiro poderá ser liberado ou não: o banco tem que oferecer o produto de desconto em folha para os trabalhadores de empresa privada, e a empresa, por sua vez, deve ter o convênio com o banco.
Se não for empréstimo consignado, a aprovação ficará sujeita a análise de crédito. Nos bancos que se caracterizam por oferecer os juros mais baixos, é possível que o cliente não possa obter o empréstimo se não for considerado de risco mínimo. Isso porque o banco não pratica juros altos. O histórico de pagamento e de movimentação de dinheiro em geral deverá ser bom.
Qual É a Taxa de Juros para um Assalariado?
A taxa de juros para um funcionário de empresa privada será calculada em função de muitos fatores. Pode ser bem variável e para falar a verdade, nem sempre é tão baixa. Somente será bem competitiva se você reunir certas condições. Se você tiver nome sujo e for pedir em uma empresa financeira, pode até ser aprovado, mas é provável que as taxas de juros oferecidas sejam altas. Isso pela pouca confiança e pelo risco de inadimplência que você tem perante o empréstimo.
Para ter taxas de juros competitivas, sempre é necessário demonstrar à entidade credora que você será verdadeiramente capaz de pagar a dívida. E como dá para demonstrar isso As possibilidades estão listadas abaixo:
-
Ter conta corrente há um tempo em um banco
-
Ter um bom histórico de pagamento de contas e dívidas
-
Possuir um bom relacionamento com a entidade credora
-
Fazer empréstimo consignado
-
Dar alguma garantia, como bem imóvel ou automóvel
-
Contar com um avalista (nem sempre)
O trabalhador assalariado pode, portanto, conseguir bons empréstimos no mercado. De preferência, as linhas de crédito ou empréstimo mais vantajosas serão dadas na entidade onde ele recebe. Mas às vezes também vale a pena pesquisar em outras entidades que emprestar dinheiro presentes no mercado, pois podem oferecer juros mais baixos. Se você trabalha em uma empresa, faça a simulação em nosso site e confira algumas das taxas mais competitivas.
Autor: Cristian Rennella
Atualizado no dia: 2/09/2023
Preguntas Frecuentes
Qual banco tem os juros mais baixos?
Os juros mais baixos são diferentes para cada cliente e variam conforme a época em cada banco.
O assalariado precisa ter avalista?
Não, geralmente não são solicitados avalistas para empréstimos pessoais.
Posso pegar com un ano de emprego?
Sim, um ano de emprego já é tempo suficiente para ser considerado estável
Seria possível realizar o empréstimo no valor pedido?
Para pedir um empréstimo, você primeiro terá que passar por uma análise de crédito, que fazem todos os bancos ou financeiras. O processo consiste de alguns passos, que permitem à instituição se garantir de devolução do dinheiro. E só é em função desse resultado que se determina que valor vai receber o cliente. O comprometimento da renda é muito importante.
Eu quero um empréstimo de R$ 20.000.
Em alguns casos, as empresas privadas têm parcerias com os bancos para oferecer aos funcionários alguns benefícios, por exemplo, o empréstimo consignado. Por isso, você tem que consultar a um representante de recursos humanos com qual banco sua empresa está conveniada. Despois só fica ir a um escritório ou tentar pegar o empréstimo desde o site.
Como faço para conseguir um empréstimo?
Algumas empresas costumam ter convênios com um determinado banco, para oferecer benefícios a seus funcionários, como é o caso do empréstimo consignado. Se você quer fazer esse crédito, tem que perguntar em recursos humanos de sua empresa se trabalha em parceria com algum banco, para logo após pedir o dinheiro emprestado. Nesse caso, você vai aproveitar juros reduzidos.