Cote e Compare os melhores Seguros de Carro

Poupe até 40% no seu seguro automóvel!

Cancelamento e Renovação: Quando Fazer o Endosso do Seguro Auto

   Contar com o carro segurado é necessário tendo em vista todos os riscos que existem. Mas às vezes pode acontecer que o contrato, ou seja a apólice, precise de alguma alteração. Seja por cancelamento, em cujo caso será necessário o endosso, seja por qualquer outra modificação. Fazer a renovação ou um seguro novo pode ser uma alternativa à modificação para certos casos. O importante é você ter claro como proceder em cada caso.

O Que É o Endosso do Seguro?

   O endosso do seguro é um documento emitido pela seguradora onde consta uma modificação feita na apólice do seguro. Neste caso, para o seguro do seu carro, mas pode ser feita para qualquer outro contrato de seguro. O endosso pode ser feito por algum item adicional necessário, quando ocorre uma mudança no meio do contrato. Por exemplo, pode acontecer que você troca de carro sem ter acabado o período total do contrato. O endosso é necessário, além dos casos de alteração, quando você como segurado decide cancelar a apólice.

Quando Fazer Endosso do Seguro?

   O endosso do seguro pode ser feito em diferentes circunstâncias. A alteração na apólice implicará também um prêmio diferente a pagar, pois envolve riscos diferentes. Veja abaixo as principais razões que levam a modificar a apólice:

  • Mudança de endereço. Quando o segurado decide mudar de local de residência, haverá uma alteração na apólice.

  • Modificação nas coberturas. Se você escolher adicionar ou retirar coberturas de sua apólice.

  • Troca de veículo. Se você decidir comprar outro carro sem ter terminado a vigência do seguro, será necessário fazer o cancelamento com endosso. O carro é outro, por isso o cálculo do preço do seguro é diferente

  • Transferência de seguro. Quando o seguro do carro passa para outro veículo.

  • CEP do local onde o veículo pernoita. Pode acontecer que você consegue uma garagem segura para guardar o seu veículo, que anteriormente ficava estacionado na rua. Essa mudança pode ser bem favorável para o preço do seu veículo, pois o risco será menor

  • Instalação de equipamentos novos no veículo. Como o kit gás, rastreador, etc.

E no Caso de Renovação do Seguro, o Que Acontece?

   Quando você vai renovar o seguro do seu carro, não será preciso fazer nenhum tipo de endosso. Será feita a análise de perfil novamente e em caso de bônus, haverá desconto. Mas quando você decide alterar a apólice com um endosso antes da finalização do seguro, pode ser conveniente cancelar e fazer um seguro novo. Por exemplo, se você decide incorporar uma nova cobertura, o preço pode sair mais barato em uma nova apólice que inclua essa proteção.

Quando Ocorre Cancelamento do Seguro?

   O cancelamento da apólice do seguro pode acontecer por várias razões. Algumas vezes, pode ocorrer que a seguradora decide cancelar o contrato por falta de cumprimento na quitação das parcelas. O atraso pode ser muito grande, mesmo depois do tempo de tolerância, então a companhia decide deixar de prestar o serviço. Mas também pode acontecer que você como usuário decide cancelar a apólice. É aí que você deve solicitar o endosso do seguro. Veja alguns motivos pelos quais o seguro pode ser cancelado:

  • Por indenização integral. Quando ocorre um sinistro com perda total, a seguradora indeniza o cliente pelo valor total do veículo. Após essa indenização, o seguro perde validez

  • Quando o valor de indenização ultrapassa o da cobertura. Se acontecer um sinistro e o valor da indenização for maior do que o total do veículo segurado, após o ressarcimento o seguro fica sem efeito.

  • Por falta de pagamento. Porém, não é sempre que a seguradora vai cancelar. É preciso um bom período de atraso, com prévio aviso da seguradora, até esta decidir cancelar a apólice

  • Por omissão de dados ou fraude. A seguradora pode decidir deixar sem efeito o seguro caso descubra que os dados fornecidos pelo cliente são falsos ou omitem uma parte importante para a análise de perfil.

  • Por decisão própria do segurado

  Como mencionamos acima, é neste último caso que o cancelamento exigirá um endosso. Pode acontecer que você troque de carro ou que simplesmente o prêmio do seguro se torne muito difícil de pagar. Aí você pode decidir cancelar a apólice. Mas para deixar as coisas claras, não deve simplesmente deixar de pagar as parcelas, e sim comunicar à seguradora e pedir o endosso.



Cote e Compare os melhores Seguros de Carro



Posso Fazer o Seguro Auto em Nome de Outra Pessoa

   Como já mencionamos anteriormente, a seguradora pode decidir cancelar o seguro em caso de detectar alguma fraude ou dado falso fornecido pelo cliente. Ou inclusive, se acontecer algum sinistro, pode negar a indenização alegando informação falsa por parte do segurado. Fazer o seguro em nome de outras pessoa pode ser considerado informação falsa.

   O seguro pode variar o valor dependendo dos riscos que cada cliente apresenta. No intuito de ter um seguro mais barato, podemos cair na tentação de colocar em nome de outra pessoa que apresente menos risco, por exemplo um parente. Isso é muito comum quando um condutor muito jovem apresenta mais riscos, e os pais podem ter seguro bem mais barato. No entanto, o trabalho da seguradora é pesquisar o normal andamento do seguro, e verificar que a informação fornecida seja verídica. E a omissão de dados ou a fraude podem ser motivos para rejeitar a indenização e até para cancelar a apólice.

O Seguro de Carro Pode Estar em Nome de Outras Pessoa Diferente do Proprietário?

  O caso de uma pessoa que segura o carro pertencente a outra pessoa é diferente. Neste caso, o que você deverá fazer é informar à seguradora quem é o proprietário do veículo e que a pessoa que o conduzirá é outra. O risco será calculado para essa pessoa que dirige. Esse caso pode acontecer quando por exemplo, uma pessoa idosa tem um veículo mas só utiliza de vez em quando, passando a ser o condutor principal o filho. Nesse caso, o endosso com a alteração deverá ser efetuado.

Alteração da Apólice do Seguro

O Que É?

Toda alteração feita na apólice

Como Fazer

Solicitar endosso para cancelar ou modificar apólice

O Que Levar em Conta

para renovação não é necessário fazer endosso

   Em resumo, ao ter um seguro de carro, você deve conhecer algumas coisas para estar em regra com tudo. No caso da alteração da apólice ou de cancelamento da mesma, a seguradora deverá fazer um endosso, que serve para registrar a mudança. Porém, existem certas coisas, como fazer o seguro em nome de outra pessoa, que não é permitida pelas seguradoras.

Vídeo Seguro

Deixe sua pergunta ou comentario

Mapa

Perguntas e Respostas

Posso esperar até a data de vencimento para renovar seguro?
Convém fazer antes a renovação, porque assim você evita ficar alguns dias sem seguro.
Posso cotar aqui meu seguro? Eu estou perto da data de vencimento.
Pode, sim. Solicite agora sua cotação em nosso site.
Também posso consultar pelos seguros de outras empresas?
Sim, já que nós trabalhamos com as melhores seguradoras do país.
Nao existe preço de seguros, existe premio de seguro paraquedista

Deixe sua tu avaliação sobre Cancelamento e Renovação: Quando Fazer o Endosso do Seguro Auto

(4,33) / 3 Avaliações

Avaliação: 5
Comentário: Eu recomendo sgeurar o carro na Liberty. Tenho anos de experiência com esta empresa e sempre atuaram com muita responsabilidade.
Avaliação: 4
Comentário: Na HDI, você vai ser recebido por excelentes profissionais.
Avaliação: 4
Comentário: Meu seguro é da SulAmérica e foi a melhor opção que encontrei no mercado.

Cote e Compare os melhores Seguros de Carro